O egresso é o profissional capaz de utilizar o computador na edição de textos sofisticados,
na construção de planilhas, assim como no desenvolvimento de slides e apresentações, de forma
a auxiliá-lo em suas atividades profissionais diárias.
O egresso poderá atuar em estabelecimentos comerciais, escritórios, propriedades rurais e
outros estabelecimentos que utilizam computadores para planejar, desenvolver e controlar suas
atividades.
Objetivo Geral
Qualificar profissionais para utilizarem ferramentas de escritório, tais como Editores de
Texto, Apresentações e Planilhas Eletrônicas, em suas tarefas do cotidiano. Objetivos Específicos
• Possibilitar o uso de ferramentas de informática para escritório no auxílio do
planejamento e administração de suas atividades.
• Utilizar computadores para elaboração de textos profissionais e com formatação
adequada aos requisitos do mercado.
• Possibilitar o uso de planilhas eletrônicas no planejamento e gestão de diversos
processos.
• Promover o uso de editores de apresentação no desenvolvimento e organização de
slides para promoção e divulgação de temas diversos.
A prática pedagógica do Curso de Formação Inicial e Continuada Informática II – Ferramentas
de Escritório orienta-se orienta-se pelo Regulamento Didático Pedagógico do IFSC. A elaboração do
currículo por competências implica em ações pedagógicas que possibilitem ao aluno a construção de
seu conhecimento. Nessa construção de novos saberes, a escola constitui-se em um espaço onde
professores e alunos são sujeitos de uma relação crítica e criadora. Assim, a intervenção pedagógica
favorece a aprendizagem a partir da diversidade, não a partir das características e dificuldades do
aluno.
As estratégias de ensino adotadas incluem atividades no laboratório de informática com aulas
expositivo-dialogadas, estudos dirigidos, trabalhos em grupo, seminários, levantamento de problemas e busca de soluções no contexto da área de trabalho.
Edilson Hipolito da Silva
edilson.hipolito@ifsc.edu.br / (47) 3276-9600
A avaliação é um instrumento diagnóstico voltado ao crescimento estando a serviço de
uma prática pedagógica para a transformação social localizando necessidades e compreendendo
superações, aspectos atitudinais e culturais do educando.
Sendo assim, neste curso, as avaliações acontecerão através de: avaliação diagnóstica,
processual, formativa, somativa, continuada e diversificada.
Outro fundamento é a continuidade, sendo a avaliação realizada durante todos os
momentos do processo de ensino e aprendizagem, valorizando o crescimento do aluno qualitativa
e quantitativamente. Haverá recuperação paralela de conteúdos e avaliações. A recuperação de
estudos deverá compreender a realização de novas atividades pedagógicas no decorrer do
período letivo, que possam promover a aprendizagem, tendo em vista o desenvolvimento das
competências.
A avaliação prima pelo caráter diagnóstico e formativo, consistindo em um conjunto de
ações que permitem recolher dados, visando à análise da constituição das competências por partedo aluno, previstas no plano de curso. Suas funções primordiais são:
• obter evidências sobre o desenvolvimento do conjunto de conhecimentos, habilidades e
atitudes necessárias à constituição de competências, visando a tomada de decisões sobre
o encaminhamento dos processos de ensino e aprendizagem e/ou a progressão do aluno
para o semestre seguinte;
• analisar a consonância do trabalho pedagógico com as finalidades educativas previstas no
Projeto Pedagógico do Curso.
• estabelecer previamente, por unidade curricular, critérios que permitam visualizar os
avanços e as dificuldades dos alunos na constituição das competências. Os critérios
servirão de referência para o aluno avaliar sua trajetória e para que o professor tenha
indicativos que sustentem tomadas de decisões.
As diferentes avaliações parciais serão registradas pelo professor no diário de classe em
valores inteiros de 0 (zero) a 10 (dez). A decisão do resultado final dependerá da análise do
conjunto de avaliações, suas ponderações e as discussões do conselho de classe final. O
resultado da avaliação final do aluno será registrado por valores inteiros de 0 (zero) a 10 (dez). O
resultado mínimo para aprovação em um componente curricular é 6 (seis).
Ao aluno que comparecer a menos de 75% (setenta e cinco por cento) da carga horária
estabelecida no PPC para o componente curricular será atribuído o resultado 0 (zero).