Projeto Político Pedagógico

A oferta do curso supracitado visa atender as necessidades da região e possibilitar uma elevação
profissional do aluno egresso, tanto em seu emprego atual como em seu próprio negócio, seguindo a
política da instituição de ofertar ensino de qualidade e de forma gratuita, de modo a ocasionar o
desenvolvimento social, tecnológico e econômico do aluno e, por consequência, da região.

O egresso do curso FIC de Instalações Elétricas Prediais terá como atuar na identificação de
oportunidades de negócios, realizando manutenção em instalações elétricas em edificações residenciais e comerciais, utilizando as suas competências desenvolvidas durante o curso e aplicando as normas
adequadas para cada caso, visando manter o funcionamento a segurança e a qualidade da rede.

Conhecer os equipamentos/dispositivos e matérias de insumo relacionados da área de instalações
elétricas prediais e entender suas funções;
Conhecer as normas relacionadas ao trabalho com eletricidade;
Interpretar projetos elétricos de baixa tensão;
Planejar e executar as atividades a serem desenvolvidas na instalação elétrica.

As aulas serão ministradas de maneira dialogada, contemplando conteúdos teóricopráti-
cos, com foco direcionado à realização de exercícios práticos, simulando a situação do dia a dia
da profissão de eletricista. Para facilitar o entendimento do conteúdo, os exercícios serão realiza-
dos em conjunto com o professor, atendendo as necessidades e demandas de cada aluno em par-
ticular e de cada turma em sua especificidade. O conteúdo será abordado levando em conta a
participação e as necessidades dos alunos, o que exige flexibilidade, uso de estratégias diversas
e atenção individual.

Nome do responsável pelo projeto:
Prof. Vitor Teles Correia
Prof. José Hugo Leite Junior

Contatos:
vitor.correia@ifsc.edu.br
(41) 9937-2397

Avaliação da aprendizagem:
A avaliação prima pelo caráter diagnóstico e formativo, consistindo em um conjunto de ações que
permitem recolher dados, visando a análise da construção das competências por parte do aluno, previstas no plano de curso. Suas funções principais são:
Obter evidências sobre o desenvolvimento do conjunto de conhecimentos, habilidades e atitudes
necessárias à construção de competências, visando a tomada de decisões sobre o
encaminhamento dos processos de ensino e aprendizagem e/ou a progressão do aluno;
Analisar a consonância do trabalho pedagógico com as finalidades educativas propostas no Projeto
de ensino do Curso;

Estabelecer previamente critérios que permitam visualizar os avanços e as dificuldades dos alunos
na constituição das competências. Os critérios servirão de referência para o aluno avaliar sua
trajetória e para que o professor tenha indicativos que sustentem tomadas de decisões sobre o
encaminhamento dos processos de ensino e aprendizagem e a progressão dos alunos;
O registro de avaliação será realizado no Diário de Classe. Sendo que as notas a serem utilizadas
são de 10 (dez) até 0 (zero), sendo que o mínimo para aprovação é a nota 6 (seis). A frequência
mínima é de 75%.

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