Projeto Político Pedagógico

Profissionais da educação e está aberto para outras demandas sociais.
JUSTIFICATIVA *************************************************** As tecnologias da informação e da comunicação cada vez mais fazem parte 13 do cotidiano de professores e estudantes. Elas estão presentes nas escolas e se configuram como um importante elemento para o acesso à informação e para as trocas delas entre as pessoas. Neste cenário, destaca-se a importância de se trabalhar pedagogicamente os meios de comunicação, trazendo para o contexto educacional a informática, a televisão, o rádio e a mídia impressa, integrados em uma proposta didática. Tal orientação já está contemplada nas diretrizes curriculares dos cursos de Licenciatura, que apontam para a importância de relacionar as linguagens dos meios de comunicação aos processos didático-pedagógicos e ao desenvolvimento de aprendizagens significativas. O governo federal por meio do Ministério da Educação traz a partir de 2006, o programa Mídias na Educação. Inicialmente como um programa desenvolvido pela Secretaria de Educação a Distância (SEED) do Ministério da Educação (MEC), em parceria com Secretarias de Educação e Universidades públicas – responsáveis pela produção, oferta e certificação dos módulos e pela seleção e capacitação de tutores. Em 2010, os cursos do Programa Mídias na Educação passaram a ser ofertados e financiados pela Universidade Aberta do Brasil – Diretoria de Educação a Distância/CAPES e disponibilizados nos polos UAB e passando a ser ofertado na modalidade a distância. A modalidade de ensino a distância do Programa CAPES/UAB, conforme já se pode constatar nos últimos anos, rompeu com as barreiras impostas pelas paredes das salas de aula. As novas tecnologias auxiliam a chegada do saber em municípios que se encontram a quilômetros de distância das principais Universidades do país e àqueles que antes nem sonhavam em ter acesso ao ensino superior hoje frequentam Universidades e Centros Universitários a poucos metros de suas casas, mediados pelo uso de tecnologias e por polos de apoio presenciais. A educação a distância (EAD) vem sendo incentivada pelo MEC, o que tem promovido significativas mudanças no cenário educacional brasileiro ao colocar em ações políticas públicas voltadas à inclusão social, à expansão e à interiorização da educação superior. Com isso, investe-se na democratização do acesso ao ensino superior e na qualificação de professores que atuam na Educação Básica. Sabe-se que as tecnologias da informação e comunicação têm-se revelado essenciais no desenvolvimento da sociedade e sua disponibilização em massa conduz a diversas alterações que vão desde a forma de comunicação entre os diversos membros da sociedade até sua influência direta nas atividades econômicas e, é claro, a educação não pode deixar de usufruir dos benefícios advindos desta disponibilidade, assim se entende como imprescindível que os educadores tenham acesso e contato com estas tecnologias para aprimorar as suas atividades docentes. As instituições necessitam capacitar os educadores para que se utilizem dos benefícios da tecnologia buscando uma mudança nos paradigmas e nas práticas educativas, por vezes caducas e obsoletas, que predominam na educação. O mundo evolui diariamente e há uma infinidade de ferramentas que abrem novas oportunidades de acesso à aprendizagem e ao conhecimento na medida em que permitem ao estudante explorar melhor o tempo de que dispõe. Com foco voltado para a atuação docente em sala de aula, o curso de especialização em Mídias Integradas na Educação do IFSC, busca criar oportunidades de aprendizagem para capacitar professores e educadores de modo geral para o uso das mídias no processo de ensino e aprendizagem, de forma integrada, articulada e autoral. Associado a esse movimento nacional, o IFSC vem buscando ações de Institucionalização da modalidade de Educação a Distância, associando essas ações na busca do atendimento das metas institucionais. Nesse sentido o Curso de Especialização em Mídias Integradas na Educação a ser ofertado no Campus Florianópolis sem fomento vem ao encontro dos propósitos institucionais, associando a experiência dos professores do Câmpus Florianópolis que desde 2005 atuam na organização e oferta de cursos na modalidade EaD. OBJETIVOS ***************************************************************** Aprofundar os fundamentos teórico-práticos e qualificar os profissionais de educação da rede pública e privada para o uso das mídias no processo de ensino e aprendizagem de forma integrada, articulada e autoral, visando atualizar as linguagens, integrar as mídias e as tecnologias, renovar as estratégias didáticas garantindo aos educadores condições de produção em diferentes mídias, e que dialogam criticamente sobre o conceito e o uso das mídias. Objetivos Específicos Os objetivos específicos do presente projeto são: • proporcionar uma visão geral das mídias, caracterizando-as e fundamentando práticas pedagógicas de sua utilização em sala de aula; • discutir conceitos, potenciais e implicações do uso das mídias integradas na educação; • trabalhar as mídias apresentadas de maneira que o caráter teórico-prático das atividades busque facilitar o processo de conhecimento e interação entre educadores e educandos por meio da utilização da tecnologia; • desenvolver estratégias de utilização autoral das mídias disponíveis e de formação do leitor crítico; • trabalhar aspectos teóricos e práticos referentes aos meios de comunicação no contexto das diferentes mídias e no uso integrado das linguagens de comunicação: sonora, visual, impressa, audiovisual, informática e telemática, destacando sua articulação com os processos de ensino e aprendizagem.
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