Projeto Político Pedagógico

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 O curso é destinado aos profissionais que pretendem atuar ou já atuam no trade turístico de Garopaba, Imbituba e região, os quais lidam diretamente com o público. O profissional deve estar apto, ao final do curso, a estabelecer um vínculo comunicativo oral e escrito – nível básico – com falantes de língua espanhola, atendendo-os de maneira eficaz e adequando sua fala às diversas situações discursivas.

 Desenvolver a competência comunicativa em nível básico, considerando enunciados frequentes dos diversos contextos do trade turístico. 

A metodologia do curso FIC Espanhol Aplicado ao Turismo inclui aulas expositivodialogadas, visitas técnicas, aulas práticas em que os alunos simulam uma situação comum ao setor, resolução de exercícios, audição e produção dos gêneros textuais relativos ao trade turístico. Também são realizados trabalhos em grupos baseados em pesquisa às situações cotidianas do trade turístico e à cultura hispânica. Em relação a carga horária pela modalidade EAD, as atividades pedagógicas poderão ser ministradas via plataforma Moodle (Ambiente Virtuais de Ensino e Aprendizagem [AVEA]) ou via site desenvolvido especificamente para o curso e poderão ser realizadas em tempos diversos (modelo assíncrono de interação) em formato de Fórum, Formulário, Questionários, Textos Colaborativos (Wiki), Envio de Trabalhos Individual ou Grupal ou no mesmo tempo (modelo síncrono de interação) em formato de Chat. Além das possibilidades de interação, o AVEA (ou site específico) servirá como biblioteca digital onde serão inseridos materiais de texto, áudio e vídeo para estudos complementares. Busca-se também promover uma ação pedagógica de valorização do ser humano, da natureza e da sociedade como um todo, enfatizando-se a profissionalização calcada na ética, na sustentabilidade e no respeito ao turista hispanofalante. Além disso, durante o curso, serão realizadas visitas técnicas nos meios de hospedagem, conduzidas por falantes da língua. Também serão promovidas palestras com moradores da região provenientes de países hispânicos, como forma de propiciar a interação com falantes nativos de outras culturas. Ao final do curso, na UC Projeto Integrador, os alunos desenvolverão uma atividade integradora na Semana Global de Empreendedorismo.

Cristine Ferreira Costa - cristine.costa@ifsc.edu.br 

A avaliação do processo de ensino-aprendizagem ocorrerá de forma gradual e contínua. Serão avaliadas as atividades realizadas e o comprometimento do aluno durante o curso. Essas atividades são compostas por exercícios e atividades práticas, leituras, testes de proficiência e realização de trabalho final. A avaliação será baseada nas competências, considerando o aluno como um todo, seu crescimento e desenvolvimento durante o decurso. Para tanto, não serão utilizados métodos somativos, mas sim uma avaliação diagnóstica e formativa, que se preocupará com o estágio inicial de conhecimentos do aluno, seu desenvolvimento durante o percurso, sua percepção quanto ao seu próprio “caminhar”. Os professores também deverão observar a coerência do trabalho pedagógico com o perfil do egresso previstos no Curso. Além das competências técnicas, serão analisadas as seguintes atitudes dos alunos: Assiduidade e pontualidade às aulas; Postura e respeito ao próximo; Cumprimento das tarefas solicitadas, respeitando os prazos; Contribuição para as aulas com interesse, iniciativa e empenho. O registro, para fins de documentos acadêmicos, será efetivado ao final de cada unidade curricular, apontando a situação do aluno no que se refere à constituição de competências. Para tanto, utilizar-se-á nomenclatura: A - (Apto): quando o aluno tiver obtido as competências e frequência mínima de 75%; NA - (Não Apto): quando o aluno não tiver obtido as competências e/ou frequência inferior a 75% A recuperação de estudos deverá compreender a realização de novas atividades no decorrer do período do próprio curso, que promovam a aprendizagem, tendo em vista o desenvolvimento das competências. Ao final dos estudos de recuperação o aluno será submetido à avaliação, cujo resultado será registrado pelo professor.

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