Projeto Político Pedagógico

Competência geral: Desenvolver a competência comunicativa do profissional que atua no trade turístico e áreas afins, de modo que possa a prestar um serviço de excelência no setor.

A região de Garopaba tem se destacado cada vez mais como uma área forte no setor do turismo. Nesse contexto, os profissionais que apresentam formação em língua espanhola na região terão mais condições de se colocar no mercado de trabalho local com mão de obra qualificada, agregando valor não apenas no nível profissional às empresas em que atuam, mas também pessoal, já que têm a possibilidade de ampliar o contato com pessoas de outras culturas e de mudar sua visão de mundo. O curso é destinado ao profissional que pretende atuar ou já atua no trade turístico de Garopaba, Imbituba e região, que lida diretamente com o público. O profissional deve estar apto, ao final do curso, a estabelecer comunicação – oral e escrita – em nível básico/intermediário, com falantes de outra língua que não a materna, atendendo-os de maneira eficaz e adequando sua linguagem às diversas situações discursivas quando necessário.

a) Manter diálogos que permitam ao aluno se comunicar em língua espanhola em ambientes de trabalho, tais como, falar ao telefone, apresentar-se, escrever relatórios, tomar decisões, participar de reuniões e entrevistas de emprego, etc.; b) Ser capaz de compreender, interpretar e discutir textos em língua espanhola, principalmente na área de turismo; c) Utilizar verbos no presente, passado e futuro (simples ou contínuo), presente e passado perfeito, verbos modais e outras estruturas gramaticais e vocabulário de forma apropriada em situações de comunicação no trabalho; d) Compreender eventos comunicativos orais e escrever textos na língua espanhola em sua área de atuação. 

A metodologia do curso FIC de Conversação em Espanhol inclui aulas dialogadas que visam à apresentação e discussão de temas variados; viagens e visitas técnicas aos meios de hospedagem, conduzidas por falantes da língua espanhola, quando possível; atividades pedagógicas de compreensão e produção dos diferentes gêneros textuais. Também estão previstas atividades individuais e em grupo de pesquisa sobre situações cotidianas relativas aos países hispânicos. Além disso, estão previstas palestras com moradores da região provenientes de outros países, como forma de propiciar a interação com falantes nativos de outras culturas. As aulas buscam promover situações reais de comunicação, nas quais o aluno faz uso de seu conhecimento prévio do idioma, incorporando gradativamente a ele novos conhecimentos. Ademais, as conquistas e realizações do aluno, tanto no plano individual quanto no coletivo, serão enfatizadas, valorizando sua autoestima e o ambiente de aprendizagem. Enfim, a metodologia busca promover uma ação pedagógica de valorização do ser humano, da natureza e da sociedade, visando à profissionalização calcada na ética, na sustentabilidade e no respeito ao turista.

Cristine Ferreira Costa - cristine.costa@ifsc.edu.br

A avaliação do processo de ensino-aprendizagem ocorrerá de forma gradual e contínua. Serão avaliadas as atividades realizadas e o comprometimento do aluno durante as aulas, considerando seu crescimento e desenvolvimento. As atividades pedagógicas incluem atividades práticas, leituras, testes e realização de trabalho final. Por se tratar de um curso voltado para o desenvolvimento da produção e compreensão oral, os alunos serão avaliados pelo envolvimento e produção em sala de aula. Dentro dessa perspectiva, os seguintes itens serão observados durante o curso: assiduidade, participação, cooperação, autonomia, pontualidade, respeito e cumprimento das tarefas solicitadas. Serão também realizadas duas avaliações escritas e duas orais. Para cada tipo de avaliação, está previsto a aplicação de notas de 0 (zero) a 10 (dez), lembrando que nota inferior a 6 (seis) implica reprovação, caso o estudante não consiga elevar seu conceito nos trabalhos de recuperação. Ao final do curso, o aluno será considerado apto/não apto. Também implica reprovação a presença inferior a 75% das aulas. Caso o aluno necessite de auxílio e acompanhamento durante o curso, haverá horário de atendimento previamente agendado com o professor.

Baixar Arquivo
SIGAA | DTIC - Diretoria de Tecnologia da Informação e Comunicação - (48) 3877-9000 | © IFSC | appdocker2-srv1.appdocker2-inst119/03/2024 01:33