Projeto Político Pedagógico

Ao concluir o curso, o aluno do Curso de Costureiro deverá estar apto para utilizar com precisão moldes pré-definidos, cortar e costurar peças dos vestuário, operando máquinas, como: reta, overloque e cobertura, de acordo com normas e procedimentos técnicos de qualidade, segurança, higiene, dando atenção a aspectos relacionados ao meio ambiente e à saúde.

Ver PPC

  1. Utilizar moldes pré-definidos;

  2. Cortar com precisão peças do vestuário;

  3. Operar máquinas de costura industrial, como: reta, overloque e cobertura;

2. Montar peças básicas do vestuário;

  1. Verificar a qualidade do produto acabado, se está em conformidade com padrões técnicos estabelecidos, sendo capaz de identificar defeitos e retrabalhá-los, consertá-los;

  2. Trabalhar de acordo com procedimentos técnicos de segurança, dando atenção à questões ambientais e de saúde.

As aulas serão ministradas contemplando conteúdos teóricos e práticos, o foco será direcionado à prática no laboratório de costura e articulados à temática central do curso e a seus objetivos. Para facilitar o entendimento do conteúdo, os exercícios serão realizados em conjunto com o professor, atendendo às necessidades e demandas de cada aula em particular e de cada turma em sua especificidade. O conteúdo será abordado levando em conta a participação e as necessidades dos alunos, o que implica flexibilidade, uso de estratégias diversas e atenção individual.

Professor Paulo Rodrigo Didoni Demitto

Professora Especialista Silvana Silva Reiter Witkoski

Técnico de Laboratório Jair Nunes

A avaliação prima pelo caráter diagnóstico e formativo, consistindo em um conjunto de ações que permitam recolher dados, visando à análise da constituição das competências por parte do aluno, previstas no plano de curso.

A proposta pedagógica do curso prevê atividades avaliativas que funcionem como instrumentos colaboradores na verificação da aprendizagem, contemplando os seguintes aspectos: adoção de procedimentos de avaliação contínua e cumulativa; prevalência dos aspectos qualitativos sobre os quantitativos; inclusão de atividades contextualizadas; manutenção de diálogo permanente com o aluno; consenso dos critérios de avaliação a serem adotados e cumprimento do estabelecido; disponibilização de apoio pedagógico para aqueles que têm dificuldades; adoção de estratégias cognitivas e metacognitivas como aspectos a serem considerados nas avaliações; adoção de procedimentos didático-pedagógicos visando à melhoria contínua da aprendizagem;discussão, em sala de aula, dos resultados obtidos pelos estudantes nas atividades desenvolvidas; e observação das características dos alunos, seus conhecimentos prévios integrando-os aos saberes sistematizados do curso, consolidando o perfil do estudante trabalhador, com vistas à (re) construção do saber escolar.

Esses instrumentos de avaliação e o resultado mínimo requerido para aprovação no curso serão elaborados observando o perfil de conclusão do egresso estabelecido neste Projeto. Por essa razão a recuperação será processual e ocorrerá durante o curso.

Baixar Arquivo
SIGAA | DTIC - Diretoria de Tecnologia da Informação e Comunicação - (48) 3877-9000 | © IFSC | appdocker2-srv2.appdocker2-inst228/03/2024 19:44