Projeto Político Pedagógico

professores e técnicos ligados à educação básica, com diploma de graduação
Objetivo Geral

Propiciar espaços para a construção de conhecimentos e habilidades aos
professores da educação básica, com foco na utilização da pesquisa como prática
pedagógica.

Objetivos Específicos

Promover o reconhecimento da pesquisa como parte da prática pedagógica
nos diferentes níveis e modalidades de ensino.
Estimular a construção contínua da prática pedagógica a partir da reflexão
sobre o trabalho e a experiência docente.
Propiciar a articulação de conhecimentos teóricos e práticos na formação do
docente como agente transformador do contexto socioeducacional e cultural
em que atua.
Oportunizar o desenvolvimento de pesquisa-ação no contexto educacional.
Compreender e exercitar a escrita científica como relato de práticas docentes e
caminho para construção e difusão de conhecimentos pedagógicos.

Contribuições para o egresso

Após a conclusão do curso, espera-se que o profissional educador possa
estabelecer em seu trabalho docente uma práxis que compreenda a pesquisa como
prática pedagógica, refletindo sobre sua atuação e transformando sua forma de trabalho
e a realidade em que atua, tendo como parâmetros os conhecimentos teóricos e
metodológicos discutidos no curso. Sendo assim, a atuação deste profissional é ampla,
com foco dirigido à educação básica, atendendo especialmente a educação infantil e o
Ensino Fundamental e Médio.
Espera-se que o egresso desse curso de especialização atue na educação em
diferentes áreas do conhecimento, níveis e modalidades de ensino, de acordo com as
diretrizes legais estabelecidas, promovendo uma profunda articulação entre ensino e
pesquisa dentro do processo de ensino e aprendizagem dos conteúdos de ensino
apontados pelos Parâmetros Curriculares Nacionais e pela Base Nacional Comum,
assim como dos temas transversais.

Público alvo

O público-alvo do curso são professores e técnicos ligados à educação básica, com
diploma de graduação reconhecido pelo MEC, que estejam preferencialmente atuando
em unidades de ensino e tenham interesse em inserir a pesquisa como prática
pedagógica na rotina escolar.

Ingresso no curso

O curso terá oferta a cada dois anos. A seleção ocorrerá por meio de carta de
intenção, elaborada em data e local indicados em edital específico, e análise de currículo
em que serão considerados experiência profissional na educação, títulos acadêmicos,
produção acadêmica, participação em eventos, cursos de qualificação e formação
profissional na educação. As vagas serão divididas conforme o número de professores
orientadores disponíveis e as linhas de pesquisa a que se vinculam. Em havendo mais
inscritos do que vagas disponíveis, será feito um sorteio para que sejam chamados até o
dobro das vagas por linha de pesquisa/eixo.
A matrícula, nos dois primeiros módulos, será automática e deverá ser realizada
na totalidade de unidades curriculares que compõem o módulo. Ao término do segundo
módulo, o aluno deverá realizar pré-matrícula para que sejam definidas as disciplinas a
serem ofertadas no terceiro módulo.
No Módulo III, a oferta de cada unidade curricular
específica só ocorrerá se o número de alunos matriculados for igual ou maior a 20% do
total de alunos com matrícula ativa no curso.
Nesse último módulo, o aluno deverá
procurar a secretaria – diferentemente dos módulos anteriores, em que sua matrícula era
feita de forma automática – para realizar matrícula obrigatoriamente em Seminário III e
14 em 2 outras unidades curriculares selecionadas dentre as que foram ofertadas após a
pré-matrícula, sendo uma do eixo 1: Pesquisa e Prática pedagógica e uma do eixo 2:
Transversalidade. O Módulo IV corresponde ao período destinado à elaboração do
Trabalho de Conclusão do curso e nele serão matriculados todos os alunos que
concluírem o Módulo III.

Desligamento do discente

O discente será desligado do curso por iniciativa própria, a qualquer tempo em que o
requeira à coordenação de curso, através de requerimento específico protocolado na
secretaria, ao qual será anexada a sua comprovação de inexistência de débito com a
biblioteca. O coordenador de curso terá até 15 dias para emitir parecer a respeito.
O discente será desligado do curso por iniciativa do IFSC quando:
I – nos primeiros 15 (quinze) dias letivos, o aluno da fase inicial do curso deixar de
comparecer às aulas sem justificativa por um período de 5 (cinco) dias letivos
consecutivos, ou a qualquer tempo, enquanto for possível chamar outro candidato para
ocupar a vaga;
II – por abandono, a qualquer tempo, quando o aluno deixar de comparecer 5 encontros
quinzenais consecutivos sem justificativa; ou quando faltar consecutivamente a 12 aulas
de uma mesma unidade curricular sem justificativa;
III – por desistência, quando o aluno não fizer sua rematrícula como apontado no item
3.5;
IV – por falta de documentação comprobatória ou descumprimento de outros itens do
termo de matrícula condicional, estabelecidos em edital de ingresso;
V – por transgressão disciplinar grave, o que inclui a prática de plágio;
VI – por falecimento do aluno;
V – por reprovação em qualquer unidade curricular do curso.
Neste último caso (inciso V), o aluno poderá solicitar reingresso, sem necessidade de
passar pelo processo seletivo, quando houver nova oferta do curso.
Câmpus Gaspar Baixar Arquivo
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