Projeto Político Pedagógico

Professores graduados e que ministram as disciplinas de ciências humanas e áreas afins
Propiciar formação continuada a professores e outros profissionais da educação
nos quatro campos de conhecimento que compõem a área de ciências humanas
(Filosofia, Geografia, História e Sociologia), de forma integrada, com ênfase na
discussão de conteúdos e metodologias, da interação desses com a prática
docente e das possíveis ações de aprimoramento da realidade escolar e de
incentivo à pesquisa e ao exercício da cidadania crítica dos estudantes.
Oportunizar a discussão sobre as especificidades e as possíveis interações dos
conteúdos e metodologias utilizados no ensino de Filosofia, Geografia, História e
Sociologia;
Incentivar e promover a pesquisa de docentes e discentes na área de ciências
humanas, visando à aproximação escola/universidade;
Compreender o papel da Filosofia, da Geografia, da História e da Sociologia na
caracterização da escola e das suas funções ideológicas, críticas e
transformadoras;
Discutir, de modo interdisciplinar, ações que possibilitem a (trans)formação dos
estudantes para a pesquisa e para a consciência crítica.
Contribuições para o egresso:
A partir do perfil do egresso estabeleceu-se um conjunto de conhecimentos, métodos e
estratégias, em consonância com as especificidades da Pós-graduação Lato Sensu e
com a modalidade EaD para o desenvolvimento do curso.
O presente curso de especialização, por meio de estudos teórico-práticos, investigação e
reflexão crítico-social, deve propiciar ao profissional a ser formado: a) a aplicação ao
campo da educação, de contribuições, entre outras, de conhecimentos como o filosófico,
o histórico, o sociológio e o geográfico; e b) o planejamento, a execução e a avaliação de
atividades educativas, com o uso das tecnologias de informação e comunicação.
O estudante desenvolverá seus estudos a partir de um repertório de informações
composto por pluralidade de conhecimentos teóricos e práticos. Os conhecimentos
sistematizados sobre as ciências humanas e a educação serão necessários para que o
profissional interrogue suas práticas. É aí que se produzem os saberes, ou seja,
capacita-se o profissional da educação não apenas para compreender a nova realidade,
mas, para ser capaz de apoiar-se nas distintas áreas do conhecimento para produzir
novos saberes pedagógicos. Desse modo, estará apto a recriar as situações educativas
para enfrentar os desafios da sociedade e do contexto escolar.
O perfil do egresso ora proposto, por meio das unidades curriculares que versam sobre
conteúdos fundamentadores, integradores e prático-científicos, visa promover:
Aperfeiçoamento do educador quanto a conteúdos e metodologias;
Incentivo à pesquisa em Ciências Humanas;
Desenvolvimento profissional do professor interacionado com a realidade social e
a sua atuação nesta;
Trabalho docente pautado pelas Diretrizes Curriculares Nacionais;
Formação e capacitação continuadas do professor visando à compreensão da
especificidade e da função da escola;
Novas competências do professor: desenvolver nos estudantes capacidades
cognitivas de pesquisa e de exercício da cidadania crítica;
Garantir o papel do professor de Ciências Humanas como articulador/mediador de
saberes interdisciplinares.

Público alvo:

O curso é destinado a professores graduados e que ministram as disciplinas de
ciências humanas (Filosofia, Geografia, História e Sociologia) e áreas afins e atuam no
Ensino Fundamental e Médio em escolas públicas ou privadas de Santa Catarina.
Criciúma, Tapejara, Blumenau, Joinville, Palmitos, Laguna e Campos Novos Baixar Arquivo
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