portadores de diploma de nível superior, com formação em quaisquer dentre as diversas licenciaturas das áreas das Ciências.
A oferta de um curso de especialização na área de Educação Científica e Tecnológica tem o papel de proporcionar aos professores a possibilidade de pesquisar a realidade da escola e da prática docente, discutir os problemas encontrados e propor ações de intervenção que implique a reorganização e reestruturação do fazer pedagógico.
9 Por isso, acredita-se que para alcançar tal situação é necessária uma formação continuada que vise não apenas a imersão em pesquisas, mas que considere os resultados das pesquisas como possibilidades de provocar inquietações nos docentes, que gere possibilidades de mudanças no ambiente escolar. Assim, os docentes atuarão como multiplicadores dos conhecimentos construídos no curso, o que pode favorecer a formação de grupos de discussão e de pesquisas em seus contextos de atuação. Além do fato acima descrito, a inexistência de um curso desta natureza no sul de Santa Catarina, aliado ao fato deste ser ofertado em uma Instituição pública de ensino, favorece muito as possibilidades de formação continuada em nossa região. Assim como, a possibilidade de qualificar o ensino das Áreas de Ciências e de Matemática desenvolvidos nas escolas locais. Cabe destacar ainda que existe uma carência muito grande em profissionais nas áreas de ensino de Ciências e Matemática no sul de Santa Catarina, tanto que as Universidades existentes não conseguem suprir tais necessidades. A partir disso, espera-se que com o desenvolvimento do Curso em questão, essas necessidades possam ser supridas e com elas, um melhor atendimento aos alunos, principalmente dos Cursos de Licenciatura da região. Para contribuir com a formação continuada de docentes da área supracidada, pretende-se proporcionar uma visão problematizadora, contextualizada e interdisciplinar, proporcionando uma compreensão ampla dos contextos nos quais estão inseridos. Assim, os participantes vivenciarão metodologias de ensino que consideram os aspectos históricos filosóficos, culturais e cognitivos necessários à criação de um saber próprio e ao entendimento das aplicações do conhecimento. Por outro lado, o professor ficará capacitado para analisar, refletir e criticar conteúdos curriculares básicos, promovendo escolhas didáticas e tecnológicas adequadas à realidade da sua escola e à formação global do educando.
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