Projeto Político Pedagógico

1. Conhecer as particularidades dos gêneros do discurso que predominam nas esferas do trabalho, do jornalismo, da literatura e na esfera acadêmica, mobilizando estes conhecimentos em situações de revisão de textos. 2. Postar-se criticamente perante os textos que escrevem/revisam no que tange à sinalização da coerência e da coesão e no que diz respeito à adequação à situação de interação mediada por cada texto especificamente. 3. Fazer uso da norma padrão de maneira crítica, em benefício da clareza e correção dos textos escritos, sempre tendo em mente a adequação do registro adequado a cada gênero em particular. 4. Ser capaz de apresentar solução para problemas específicos de revisão textual, tendo em vista parâmetros de textualidade e a adequação à situação de interação que o texto medeia. 5. Apresentar sugestões para o autor do texto de maneira a contribuir para que o texto seja eficiente nessa mediação. 4. Adotar uma postura autônoma e responsável nas atividades que envolvam produção/ revisão de texto, tendo em mente que a produção/revisão de textos escritos envolvem a construção de uma face pública da empresa e do sujeito que se constitui autor do texto.

O egresso poderá atuar na área de revisão textual como revisor ou copidesque em empresas da área gráfica, de edição e de editoração ou em empresas vinculadas a qualquer área de atuação em que atividades de revisão de texto se façam necessárias, com realce para a esfera jornalística e literária. Ainda, o egresso pode atuar no mercado informal, como revisor freelancer.

1. Conhecer as particularidades dos gêneros do discurso que predominam nas esferas do trabalho, do jornalismo, da literatura e na esfera acadêmica, mobilizando estes conhecimentos em situações de revisão de textos. 2. Postar-se criticamente perante os textos que escrevem/revisam no que tange à sinalização da coerência e da coesão e no que diz respeito à adequação à situação de interação mediada por cada texto especificamente. Estruturação do curso e da oferta Divulgação e desenvolvimento de material didático Desenvolvimento das aulas presenciais com foco em questões específicas de revisão e acompanhamento de revisões de nível de dificuldade crescente (40 horas) Desenvolvimento das atividades a distância de revisão indicada e acompanhada (32 horas) 3. Fazer uso da norma padrão de maneira crítica, em benefício da clareza e correção dos textos escritos, sempre tendo em mente a adequação do registro adequado a cada gênero em particular. 4. Ser capaz de apresentar solução para problemas específicos de revisão textual, tendo em vista parâmetros de textualidade e a adequação à situação de interação que o texto medeia. 5. Apresentar sugestões para o autor do texto de maneira a contribuir para que o texto seja eficiente nessa mediação. 4. Adotar uma postura autônoma e responsável nas atividades que envolvam produção/revisão de texto, tendo em mente que a produção/revisão de textos escritos envolvem a construção de uma face pública da empresa e do sujeito que se constitui autor do texto

Enfoque teórico-prático com foco especialmente dirigido à discussão e solução de problemas típicos de revisão. Prática de revisão indicada (ou seja, com pistas deixadas pelo professor que indiquem o tipo de problema encontrado) e de revisão acompanhada (corrigida e comentada pelo professor).

Nome do responsável pelo projeto: Ana Paula Kuczmynda da Silveira (IFSC) e Bethânia Coswig Zitzke

Contatos:  ana.paula@ifsc.edu.br

A avaliação do curso, de forma geral, assume um caráter formativo e sintonizado com as demandas de cada turma específica, levando em conta suas características e particularidades. A avaliação será baseada nas competências, considerando o aluno como um todo, seu crescimento e desenvolvimento durante o decurso. Para tanto, não serão utilizados métodos somativos, mas sim uma avaliação diagnóstica e formativa, que se preocupará com o estágio inicial de conhecimentos do aluno, seu desenvolvimento durante o percurso, seu desempenho na revisão de textos de nível crescente de dificuldade.

Baixar Arquivo
SIGAA | DTIC - Diretoria de Tecnologia da Informação e Comunicação - (48) 3877-9000 | © IFSC | appdocker3-srv1.appdocker3-inst119/04/2024 10:17