Projeto Político Pedagógico

Tendo
em vista os inúmeros problemas ambientais enfrentados atualmente, percebe
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se a
necessidade de uma mudança de atitude e de cultura de nossa sociedade, uma vez que esta não
pode mais sustentar uma situação cômoda de ignorar sua posição no que concerne ao agr
avamento
destes problemas.
Cada cidadão tem sua parcela de responsabilidade quando dá o destino incorreto aos
resíduos que produz, desperdiça água e energia devido ao consumo exagerado; entre outras ações
que ocorrem no dia
-
a
-
dia e que sendo repensadas ce
rtamente contribuiriam para a preservação do
meio ambiente e para uma melhor qualidade de vida a todos.
De acordo com Rosa e Silva (2002) a Educação Ambiental é o processo educativo que tem
como meta gerar a sensibilização quanto à problemática ambiental,
com o intuito de modificar a
percepção ambiental da sociedade atual, de maneira a formar cidadãos críticos e dinâmicos.
Sendo assim, o presente curso se propõe a ensinar educação ambiental ao público
interessado em obter tais informações; trabalhando
questões como o uso consciente da água, o
manejo e a destinação correta de resíduos sólidos, o reaproveitamento de materiais; entre outros
pontos que são de extrema importância, pois é oferecendo a todos a oportunidade de ter acesso ao
conhecimento que con
seguiremos alcançar uma transformação comportamental em nossa
sociedade.
Desse modo, a oferta do curso é justificada atribuindo
-
se assim relevada importância a
necessidade de uma Instituição de ensino pública oferecer tal formação para a população local,
cuja
sustentação se ancora na missão e valores preservados pelo IFSC.
Ser um multiplicador da questão ambiental, levando esse conhecimento para todos que
estão ao seu redor, seja em sua vizinhança, no seu ambiente de trabalho, ou em qualquer local no
qual possa apl
icar as informações recebidas de modo a ser um agente de transformação em nossa
sociedade, auxiliando no correto gerenciamento e reaproveitamento dos resíduos, e na redução do
uso de recursos naturais.
Auxiliar no correto gerenciamento e reaproveitamento dos resíduos, bem como na
redução do uso de recursos naturais.
Aulas expositivas e dialogadas, leituras de textos, dinâmicas, produção de projetos em grupo,
aulas práticas. O acompanhamento no decorrer das atividad
es será realizado de forma constante,
através de observação e diálogos com os estudantes. No final, será feito um questionário para
avaliar o curso e para obtenção de sugestões para a próxima edição.
As atividades de ensino
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aprendizagem desenvolvidas em s
ala de aula buscarão mobilizar
conhecimentos prévios dos alunos, a fim de valorizar esse conhecimento e as experiências de cada
um deles. Igualmente importante será motivá
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los para continuar aprimorando os conhecimentos na
área ambiental e incentivá
-
los pa
ra a continuação dos estudos e para a inserção no mercado de
trabalho e ou curso técnico.
Luana Taize Mello
12 Contatos:
(49) 3441
-
7907 / (49) 9112
-
2065
luana.mello@ifsc.edu.br
 
A avaliação será
contínua e cumulativa, acompanhando o desenvolvimento do aluno na
constituição das competências e habilidades requeridas, numa constante prática de ação
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reflexão
-
ação de todos os elementos envolvidos no processo ensino
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aprendizagem.
No registro das avaliaç
ões, o professor atribuirá uma nota para o desempenho de cada
aluno/a, de acordo com Regulamento Didático Pedagógico.
A avaliação final será realizada pelo professor responsável pelo curso, devendo o resultado
ser expresso, individualmente, da seguinte for
ma:
• O aluno será aprovado no curso se:
sua frequência for igual ou superior a 75% nas aulas;
obtiver nota de aprovação nas atividades didáticas.
• O aluno será reprovado no curso se:
sua frequência for inferior a 75% nas aulas;
obtiver nota não s
atisfatória nas atividades didáticas, mesmo com frequência igual ou superior a
75%.
A recuperação de estudos deverá compreender a realização de novas atividades didáticas
no decorrer do curso que possam promover a aprendizagem paralela e contínua, tendo em
vista o
desenvolvimento das competências, conforme Regulamento Didático Pedagógico.
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