Projeto Político Pedagógico

O egresso do FIC em Inglês na Recepção Hoteleira poderá: a) atender o hóspede estrangeiro na língua inglesa por meio do desenvolvimento de procedimentos operacionais padrão, evitando ruídos de comunicação e falhas de informação no sistema operacional de empresas hoteleiras; b) assistir o hóspede em suas necessidades básicas de acomodação; c) informar sobre os serviços e produtos do hotel e seu entorno de forma apropriada, assim como pontos turísticos regionais; d) reconhecer as variações linguísticas e culturais de diferentes falantes do idioma; e, e) compreender a língua(gem) como prática social e o inglês como língua franca.

Turismo, Hospitalidade e Lazer. O curso é destinado a atuais e futuros trabalhadores do setor de Recepção em meios de hospedagem, para atuarem no atendimento ao hóspede estrangeiro que se comunica apenas em inglês, no atendimento de suas necessidades básicas de acomodação, na orientação dos serviços e produtos do hotel, no fechamento de sua estadia, bem como nas informações sobre o entorno e o turismo regional. Com o conhecimento adquirido no curso, o trabalhador pode colaborar na orientação de colegas sobre os procedimentos operacionais padrão de recepção em inglês e supervisionar serviços dessa natureza, criando possibilidades de ascensão na carreira profissional.

1. Compreender a língua(gem) como prática social e o inglês como língua franca;
2. Acolher o hóspede internacional na língua inglesa de forma ética e responsável, demonstrando
comprometimento, cooperação e consideração pelas variações culturais e linguísticas;
3. Atender às necessidades e solicitações do hóspede internacional no que tange à sua
acomodação e informações turísticas locais;
4. Reconhecer as variações linguísticas e culturais dos diferentes falantes do idioma;
5. Reconhecer-se como profissional chave na interface do hóspede internacional com o meio de
hospedagem e seus serviços.

Será trabalhado 01 módulo de 80h por semestre. As interações pedagógicas ocorrerão de forma síncrona e assíncrona, e sua quantidade poderá variar de acordo com o grupo de estudantes. Os encontros síncronos podem ser por videoconferências, webconferências via ferramentas da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) ou por meio de ferramentas como o Meet do Google, Hangout do Google, Skype, Zoom etc. Já os encontros assíncronos serão por meio do Ambiente Virtual de Ensino e Aprendizagem - AVEA (MOODLE/IFSC), mediados pelo professor e por diferentes ferramentas e espaços de interação. Cada componente curricular pode fazer uso de qualquer outra ferramenta de interação fora desse contexto, como aplicativos de mensagens, que permitem tanto interação síncrona quanto assíncrona, e endereços de email institucional, entre outros.
Os conteúdos, as atividades de aprendizagem/tarefas, a mediação pedagógica e a tutoria serão organizadas e realizadas pelo professor.

 Luciane Patrícia Oliari, depe.continente@ifsc.edu.br, (48) 3877-8430

Marimar da Silva, marimar.silva@ifsc.edu.br, (48) 3877-8425 | (48)99924-8285

Além de serem realizadas presencialmente, as atividades avaliativas podem ser planejadas no AVEA. Sendo assim, pode-se planejar as seguintes atividades avaliativas: fóruns, glossário, wiki (trabalhos em grupos), mapas conceituais, portfólio, simuladores, produção de vídeo, questionários (dissertativos e objetivos) entre outros.
Já as atividades avaliativas presenciais podem ser planejadas por meio de provas objetivas e dissertativas, exposição de trabalhos, seminários, estudos de casos, apresentação de relatórios técnicos, realização de oficinas em laboratórios da área e outros.
Conforme o Decreto no 9.057, de 25 de maio de 2017, as avaliações em cursos ofertados na modalidade a distância devem ser realizadas presencialmente, podem ser na sede da instituição de ensino, nos polos de educação a distância ou em ambiente profissional e previstas no projeto pedagógico do curso.
Ressalta-se que para a realização de atividade em ambientes profissionais é necessário prever o termo de
cooperação técnica.
A avaliação como ato diagnóstico e como processo contínuo tem por objetivo a inclusão, subsidiando ações que viabilizam tanto o domínio técnico como o domínio dos demais aspectos relevantes à formação do cidadão. Serve para indicar avanços e dificuldades na ação educativa, devendo subsidiar a reflexão da prática pedagógica.
Entre os princípios considerados pela Instituição, e em consonância com o Regulamento Didático Pedagógico

(RDP) do IFSC, a avaliação prima pelo caráter diagnóstico e formativo, devendo ser processual, somativa, continuada e diversificada, consistindo em um conjunto de ações que permitam recolher dados, visando à análise da constituição das competências por parte do aluno, previstas no plano de curso. O processo avaliativo integra o conjunto de conhecimentos e habilidades, conforme descrito nas matrizes curriculares, e de atitudes gerais, conforme descrito:
1. Postura ética e crítica em relação aos temas e conteúdos abordados;
2. Assiduidade e pontualidade nos encontros síncronos e assíncronos e na entrega das
atividades de aprendizagem;
3. Participação nos encontros síncronos e assíncronos e empenho nas atividades propostas;
4. Iniciativa, disponibilidade, criatividade e organização;
5. Trabalhos em grupos e compartilhamento de responsabilidades;

6. Respeito às diferenças;

7. Respeito à comunidade acadêmica e zelo pelo patrimônio escolar.
A avaliação da aprendizagem terá por finalidade promover o avanço educacional do discente, aprimorando o processo de aprendizagem, tanto individual quanto coletivamente, entendendo-a como um processo que indica avanços e dificuldades na ação educativa, contribuindo para que o professor realize a reflexão sobre sua prática. Para isso, é necessário que as metodologias utilizadas contemplem a diversidade, considerando as diferenças sociais, linguísticas e culturais dos discentes. Assim, a avaliação não deve ser um instrumento de classificação, seleção e exclusão social, mas de construção coletiva dos sujeitos e de uma escola de qualidade.

São consideradas funções primordiais da avaliação:
1. obter evidências sobre o desenvolvimento do conjunto de conhecimentos, habilidades e atitudes, visando à tomada de decisões sobre o encaminhamento dos processos de ensino e aprendizagem e a progressão do aluno para o semestre seguinte;
2. analisar a consonância do trabalho pedagógico com as finalidades educativas previstas no Projeto Pedagógico do Curso;
3. estabelecer previamente, por componente curricular, critérios que permitam visualizar os avanços e as dificuldades dos alunos na constituição das competências.
Os critérios servirão de referência para o aluno avaliar sua trajetória e para que o professor tenha indicativos que sustentem tomadas de decisões sobre o encaminhamento dos processos de ensino e aprendizagem e a progressão dos alunos. Os registros das avaliações são feitos de acordo com o estabelecido no RDP.
O registro, para fins de documentos acadêmicos, será efetivado ao final de cada semestre letivo,
apontando a situação do aluno no que se refere à constituição de competências, em diário de classe e no
sistema acadêmico, conforme nomenclatura prevista no RDP.
Cabe destacar que, em consonância com a proposta metodológica do curso e com uma avaliação processual, o processo de ensino-aprendizagem será avaliado qualitativamente e quantitativamente a partir do desenvolvimento das próprias tarefas (ou seja, das atividades com foco no significado pragmático e com
um resultado comunicativo) que norteiam todo o curso.
Dessa forma, as atividades de avaliação, que abrangem tarefas específicas de procedimentos operacionais padrão no setor de recepção hoteleira, acontecerão durante todo o processo de ensino- aprendizagem no MOODLE/IFSC, valorizando o crescimento do aluno qualitativa e quantitativamente, com a previsão de recuperação paralela de conteúdos e avaliações ao longo do semestre.

Os instrumentos avaliativos abrangerão a participação em fóruns, a produção de áudios, vídeos e simulações escritas e orais de interação com o hóspede, com foco nos procedimentos operacionais de reserva, check-in, walk-in, day-use e check-out.
Os critérios de correção serão especificados em cada tarefa produzida e estarão voltados ao
desenvolvimento específico dos procedimentos operacionais de reserva, check-in, walk-in, day-use e
check-out.
Cabe ressaltar, conforme o Decreto no 9.057, de 25 de maio de 2017, que o curso propõe, além dos
instrumentos avaliativos já citados, 01 avaliação final presencial no campus onde é ofertado caso a
pandemia do Coronavírus tenha sido controlada e/ou vacinas disponibilizadas à população, resguardando,
assim, a saúde de alunos e servidores. Os dados dessa avaliação servirão para avaliar o processo de
ensino-aprendizagem e informar a revisão do curso que deverá ocorrer a cada três anos, ou seja, após a
oferta de duas turmas.
A recuperação de estudos deverá compreender a realização de novas atividades pedagógicas no
decorrer do período letivo, que possam promover a aprendizagem, tendo em vista o desenvolvimento das
competências. Ao final dos estudos de recuperação o aluno será submetido à avaliação, cujo resultado será
registrado pelo professor.
Para a aprovação, o aluno deverá atingir, no mínimo, 75% de frequência em cada Componente
Curricular (Módulo), computada a partir dos encontros síncronos, e ter 100% de frequência nas atividades
(obrigatórias) propostas no AVEA (MOODLE), com exceção para os casos previstos em lei.
Além disso, ao final de cada módulo haverá uma reunião, do tipo conselho de classe, com a equipe
pedagógica do campus, visando ao relato de necessidades específicas de aprendizagem, que por ventura
algum estudante possa demandar, e à busca de apoio e orientação necessária ao estudante.

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