Projeto Político Pedagógico

Iniciar, manter e concluir interações discursivas diversificadas, que permitam
ao aluno se comunicar com eficácia e eficiência em espanhol, nos diferentes
eventos sociais que constituem seu campo de atuação pessoal e/ou
profissional;

 

Ser capaz de compreender, interpretar e discutir textos em língua
espanhola;

 

Ter domínio das estruturas gramaticais da língua alvo em diferentes níveis
de proficiência;

 

Compreender e produzir textos escritos e orais na língua espanhola.

O egresso do curso poderá atuar em práticas sociais de âmbito pessoal ou
profissional, com nativos ou não, da língua espanhola.

Iniciar, manter e concluir interações discursivas diversificadas, que permitam
ao aluno se comunicar com eficácia e eficiência em espanhol, nos diferentes
eventos sociais que constituem seu campo de atuação pessoal e/ou
profissional;

 

Ser capaz de compreender, interpretar e discutir textos em língua
espanhola;

 

Ter domínio das estruturas gramaticais da língua alvo em diferentes níveis
de proficiência;

 

Compreender e produzir textos escritos e orais na língua espanhola.

A metodologia do curso FIC em Espanhol inclui aulas expositivo-dialogadas
conduzidas presencialmente. Também estão previstas aulas práticas em
ambientes simulados, os mais próximos da realidade possível, nos quais os
discentes desenvolvem diferentes práticas sociais de cunho pessoal ou
profissional; e atividades pedagógicas de compreensão e produção de
diferentes gêneros textuais orais e escritos usados em diferentes contextos
sociais, presencialmente e na sala de aula.
As atividades pedagógicas, terão o suporte presencial do professor e
extraclasse por meio de ferramentas digitais de interação como o chat, skype,
whatsApp, MSN, etc.
Também estão previstas atividades individuais e em grupo de pesquisa sobre
situações cotidianas e da cultura dos países hispano falantes. Além disso, estão
previstas palestras com moradores da região provenientes de outros países ou
brasileiros com vivência em países hispano falantes, como forma de propiciar a
interação com falantes do idioma. As aulas buscam promover situações reais
de comunicação, nas quais o aluno faz uso de seu conhecimento prévio do
idioma, incorporando gradativamente a ele novos conhecimentos.
Ademais, as conquistas e realizações do aluno, tanto no plano individual
quanto no coletivo, serão enfatizadas, valorizando sua autoestima e o
ambiente de aprendizagem. Enfim, a metodologia busca promover uma ação
pedagógica de valorização do ser humano, da natureza e da sociedade,
visando ao desenvolvimento do aluno e à profissionalização calcada na ética,
na sustentabilidade e no respeito ao outro.

Conforme PPC.

O curso propõe uma avaliação formativo-interativa contínua do processo de
ensino/aprendizado. Tal concepção de avaliação envolve o professor e o aluno a
partir de critérios não apenas normativos mas principalmente pessoais. Tais
critérios envolverão, da parte do professor, uma reflexão sobre si como
mediador na construção de conhecimento e sobre o discente como agente de
sua aprendizagem. Já da parte do aluno, os critérios demandarão uma
autoavaliação descritiva e/ou por pares e uma avaliação do professor e demais
agentes que a prática pedagógica indicar. (IFSC/RDP, 2014, p.7)
A avaliação formativo-interativa contínua terá a observação como principal
instrumento, envolvendo diretamente o aluno em interações sociais
desenvolvidas por meio de tarefas pedagógicas orais e escritas, presenciais e a
distância, propostas para o processo de ensino/aprendizado. Nesse sentido, o
papel do professor será o de aconselhar, coordenar, dirigir, liderar, encorajar,
animar, estimular, partilhar, aceitar, escutar, respeitar e compreender o
discente, além de colocar-se no lugar deste para que a língua alvo não se
apresente estranha, mas como a língua de outras pessoas, que vai aprendendo
a apreciar e a construir sentido a partir dela (BRASIL/PCN-LE, 1998, p.83).
Por tratar-se de um curso voltado para o desenvolvimento da competência
comunicativa em língua estrangeira e da autonomia do aluno, a avaliação
também levará em conta o comprometimento do discente com as tarefas
solicitadas em classe ou em outros ambientes de aprendizado, o seu
desenvolvimento pessoal e as suas características culturais e pessoais de
aprendizagem. Nesse sentido, os seguintes itens serão observados ao longo do
curso: origem sociocultural, assiduidade, participação, cooperação, autonomia,
pontualidade, respeito e cumprimento das tarefas pedagógicas.
Serão aplicadas avaliações escritas e orais presenciais e extraclasse, por meio
de recursos interativos digitais ou não de comunicação, visando a diagnosticar
o nível atual do aprendizado do aluno na língua alvo e a (re)planejar as
atividades pedagógicas.

As atividades pedagógicas compreendem tarefas de compreensão e produção
oral e escrita em diferentes gêneros textuais na língua alvo, desenvolvidas
presencialmente e extraclasse, que darão ao aluno a autonomia e a
competência comunicativa necessárias para interagir com falantes nativos da
língua alvo ou com aqueles que a usam como língua internacional para a
comunicação, em atividades profissionais e pessoais. As atividades
pedagógicas também englobam tarefas de cunho prático, em contexto real ou
simulado, em grupo ou individualmente, que possibilitarão o desenvolvimento
de ações colaborativas no âmbito profissional e pessoal.
A avaliação das tarefas apoiar-se-á nos seguintes critérios:
1. Quanto à produção escrita e oral, o discente deverá ser capaz de
demonstrar adequação na produção no que diz respeito, particularmente,
a aspectos que afetam o significado no nível da sintaxe, da morfologia,
do léxico e da fonologia; demonstrar conhecimento dos padrões
interacionais e de tipos de textos orais e escritos pertinentes a contextos
específicos de uso da língua estrangeira; demonstrar conhecimento de
que escritores/falantes têm em mente leitores e ouvintes posicionados de
modo específico na sociedade; demonstrar adequação no uso de traços
entonacionais e conhecimentos ao nível fonológico no que tange à
produção oral; por fim, cabe salientar que na produção escrita do
discente, os critérios devem concentrar-se no significado e na relevância
do que é produzido em termos de como ele se constitui como ser
discursivo mais do que na correção gramatical, que aumentará
gradativamente ao longo da construção da sua interlíngua. (SELINKER,
1972)
2. Quanto à compreensão escrita e oral, o aluno deverá ser capaz de
demonstrar compreensão geral de tipos de textos variados, apoiado em
elementos icônicos e/ou em palavras cognatas; selecionar informações
específicas do texto; demonstrar conhecimento da organização textual
por meio do reconhecimento de como a informação é apresentada no
texto e dos conectores articuladores do discurso e de sua função
enquanto tais; demonstrar consciência de que a leitura não é um
processo linear que exige o entendimento de cada palavra; demonstrar
consciência crítica em relação aos objetivos do texto, em relação ao
modo como escritores e leitores estão posicionados no mundo social;
demonstrar conhecimento sistêmico necessário para o nível de
conhecimento fixado para o texto; demonstrar conhecimento dos
padrões de natureza fonético-fonológica e de interação social.
Para cada tipo de avaliação, está previsto a aplicação de notas de 0 (zero) a 10
(dez), lembrando que a nota inferior a 6 (seis) implica reprovação, caso o aluno
não consiga mostrar que atingiu a nota mínima para aprovação nas atividades
de recuperação de estudos, atividades estas a que todos têm direito. Ao final
de cada unidade curricular do curso, o aluno será considerado aprovado ou

reprovado para seguir à unidade curricular subsequente. Também implica
reprovação, a presença inferior a 75% das aulas presenciais. Caso o aluno
necessite de auxílio e acompanhamento durante o curso, haverá horário de
atendimento semanal previamente agendado com o professor, que poderá
acontecer presencialmente ou por meio de recursos interativos digitais.

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