Projeto Político Pedagógico

O egresso do Curso de Formação Continuada em Gestão Estratégica é o profissional capaz de, dentro de sua área de formação, realizar o diagnóstico do ambiente de atuação da organização e planejar, organizar, liderar e controlar a escolha e implantação de estratégias organizacionais, favorecendo a obtenção de vantagens competitivas, de forma ética e socialmente responsável, pelas organizações em que atuam.

Os egressos estarão aptos, a partir de suas áreas de formação, a atuar em processos de gestão estratégica e planejamento estratégico em organizações de diferentes portes e atuantes em diferentes setores.

Ao final do Curso de Formação Continuada em Gestão estratégica o egresso terá desenvolvido as seguintes competências:

I. Compreender os termos e conceitos referentes a estratégia e gestão estratégica, bem como sua importância no contexto organizacional e suas diferenças frente ao todo organizacional;

II. Realizar um diagnóstico estratégico analisando os ambientes externo e externo da organização, compreendendo as diversas variáveis existentes nesses ambientes, e identificando fatores chaves de sucesso para embasar as decisões acerca das estratégias a serem implementadas a partir das capacidades atuais e futuras da organização;

III. Compreender a cadeia de governança de uma organização sendo capaz de delimitar as expectativas e o poder de influência de cada stakeholder, baseando as tomadas de decisão estratégicas de forma a estabelecer um propósito estratégico coerente com o contexto atual e futuro;

IV. Analisar a influência da cultura de uma organização em sua estratégia identificando sintomas do desvio estratégico a partir do contexto histórico cultural da organização, bem como questionando aspectos tomados como óbvios dentro de uma cultura;

V. Compreender as estratégias de nível de negócio e de nível corporativo, analisando-as a partir do diagnóstico organizacional, definindo e implementando estratégias com maior potencial para gerarem vantagens competitivas sustentáveis;

VI. Identificar e empregar métodos pelos quais as estratégias podem ser adotadas, bem como técnicas e critérios para avaliação das estratégias, objetivando elevar o nível de segurança da implementação.

O curso, que é composto de apenas uma Unidade Curricular, será operacionalizado na modalidade de Ensino a Distância (EaD) com suporte de Ambiente Virtual de Ensino e Aprendizagem (AVEA), especificamente o Moodle. Para organização dos estudos, os alunos contarão com o roteiro de estudos indicando os materiais, as datas de atividades, início e fim do curso. Também terão a disposição o Projeto Pedagógico do Curso e o Plano de Ensino da Unidade Curricular.
O conteúdo será dividido em estudos. Cada estudo, além do material básico e complementar (ver item 25.3, material didático institucional), contará com uma aula via webconferência e atividades de aprendizagem, todas avaliativas, independente de comporem nota ou não (Ver item 21, avaliação da aprendizagem).
A interação dos estudantes será realizada por meio de atividades e recursos, síncronos e assíncronos (ver item 25.3, mecanismos de interação entre docentes, tutores e estudantes).

Prof. Pierry Teza
E-mail: pierry.teza@ifsc.edu.br
Telefone: (48) 3301-9100

A avaliação dos estudantes será realizada como parte integrante do processo educativo e acontecerá ao longo do curso de modo a permitir reflexão-ação-reflexão da aprendizagem e o desenvolvimento de competências, resgatando suas dimensões diagnóstica, formativa, processual e somativa.

As avaliações ocorrerão ao longo de todo o curso e serão realizadas no Ambiente Virtual de Ensino e Aprendizagem (AVEA). Poderão acontecer avaliações em atividades síncronas via webconferência, por exemplo, apresentação de resultados de atividades. Haverá pelo menos uma avaliação para cada Estudo. Todas as avaliações serão corrigidas em webconferência. Entretanto, não necessariamente farão a composição da nota final do estudante. 

Os instrumentos de avaliação serão diversificados com o objetivo de estimular o estudante à: pesquisa, extensão, reflexão, iniciativa, criatividade, laboralidade e cidadania. Serão utilizados os seguintes instrumentos de avaliação, mas não se limitando a eles: fóruns, questões de auto resposta, pesquisas, jogos, avaliação por pares, estudos de caso e desenvolvimento de projetos.

De acordo com o Art. 41, do Regimento Didático Pedagógico do IFSC, o resultado final da avaliação será registrado por valores inteiros de 0 (zero) a 10 (dez), sendo 6 (seis) o resultado mínimo para aprovação. A Nota Final será a média das notas das atividades avaliativas, levando em consideração o peso de cada uma delas.

A recuperação de estudos, a que todos os alunos têm direito, compreenderá a realização de novas atividades pedagógicas no decorrer do período letivo, cujo resultado será registrado pelo professor, prevalecendo o maior valor entre o obtido na avaliação realizada antes da recuperação e o obtido na avaliação de recuperação.

Por se tratar de um Curso de Formação Continuada, não é abrangido pela Resolução CEPE no 04 de 16 de março de 2017, que “estabelece diretrizes para a oferta de cursos e componentes curriculares na modalidade a distância na Educação Profissional e Tecnológica de Nível Médio, de Graduação e Pós-Graduação, no âmbito do IFSC”. Nesse sentido, não há a necessidade de momentos presenciais.

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