Projeto Político Pedagógico

· Refletir sobre a educação inclusiva e a prática pedagógica;
· Conhecer políticas educacionais no que se refere aos marcos normativos e
legais;
· Refletir e analisar os processos de inclusão escolar visando potencializar as
práticas pedagógicas.
· Relacionar teoria e prática.

Os profissionais já atuam na área da educação e poderão a partir desta formação
desenvolver atividades, materiais e/ou processos de forma interdisciplinar, levando em
conta a realidade e a composição e organização de sua instituição de ensino.

Refletir sobre a educação inclusiva e a prática pedagógica;
Conhecer políticas educacionais no que se refere aos marcos normativos e
legais;
Refletir e analisar os processos de inclusão escolar visando potencializar as
práticas pedagógicas.
Relacionar teoria e prática.

Levando-se em conta que o sujeito de aprendizagem constrói conhecimento na
inter-relação com outros sujeitos mediados pela linguagem e pela cultura em uma dada
realidade, cada componente curricular será apresentado aos estudantes buscando
articulá-los aos seus conhecimentos prévios de forma interativa. Os materiais didáticos
(textos, vídeos e /ou links) serão disponibilizados na plataforma virtual com antecedência
aos alunos, para que estes possam ter contato com os materiais previamente à
participação nos Fóruns e atividades. Nas discussões realizadas no Fórum, os estudantes
serão instigados a participar com experiências, depoimentos, opiniões baseadas nos
conteúdos e conceitos tratados no curso. A partir da apresentação e discussão de
exemplos de estudantes com necessidades educacionais especiais, pretende-se
promover debates, atividades e formação por meio de estudos de caso. Os componentes
curriculares promoverão discussões em torno da Educação Especial, a partir da
concepção da educação inclusiva e buscam ampliar e qualificar as práticas nos
atendimentos dos estudantes.

Gislene Miotto Catolino Raymundo
Maria Luisa Hilleshein de Souza
Milene Martins Sobral
Janaína Turcato Zanchin

Centro de Referência em Formação e Apoio à Educação a Distância/IFSC
Telefone: (48) 3131 8800
E-mail: gislene.miotto@ifsc.edu.br
Celular:(48) 8839-928

Em função da metodologia proposta, o professor poderá acompanhar e verificar,
por meio da participação dos estudantes o desempenho, seus avanços e/ou dificuldades.
Cada componente curricular terá atividades de apoio (discussões, questionários, fóruns) e
pesquisa, que fundamentarão as atividades e as discussões. Em cada componente
curricular será elaborada uma atividade individual e escrita para avaliar os conhecimentos
adquiridos.

Além desta, propõem-se a elaboração de um estudo de caso ao final do curso,
também individual e escrito acerca das análises dos educandos sobre as suas práticas
realizadas no local de trabalho.
Serão considerados aptos os estudantes que tenham mais de 75% de frequência
no curso e 60% de aproveitamento das atividades propostas. Para fins de registro será
usado o conceito de Apto (A) para os servidores/estudantes que atingirem os critérios
estabelecidos e acima citados, e Não Apto (NA) os estudantes que não atingirem.

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