Projeto Político Pedagógico

Competências gerais:
- Conduzir um vinhedo de uvas finas (Vitis vinifera) através de técnicas de manejo adequadas à qualidade
da uva e ao meio ambiente;
- Atuar no processo de vinificação em pequena escala de vinhos tintos e brancos;
- Conhecer técnicas de degustação e harmonização de vinhos;
- Ser um difusor da cultura do vinho, através da convivência responsável com a bebida alcoólica.

 Áreas de atuação do egresso:
O egresso do curso é capaz de atuar na produção e comercialização da uva e do vinho no meio rural e
urbano, aplicando técnicas que minimizem os impactos ambientais e difundindo a vitivinicultura como uma
nova opção de atividade na região serrana de Santa Catarina. O profissional será capaz de trabalhar tanto
no campo - na produção das uvas e elaboração do vinho, quanto no meio urbano - atuando diretamente no
seguimento da comercialização do vinho ao consumidor final (em restaurantes, supermercados, lojas
especializadas e afins).

Áreas de atuação do egresso: 
O egresso do curso é capaz de atuar na produção e comercialização da uva e do vinho no meio rural e 
urbano, aplicando técnicas que minimizem os impactos ambientais e difundindo a vitivinicultura como uma 
nova opção de atividade na região serrana de Santa Catarina. O profissional será capaz de trabalhar tanto 
no campo - na produção das uvas e elaboração do vinho, quanto no meio urbano - atuando diretamente no 
seguimento da comercialização do vinho ao consumidor final (em restaurantes, supermercados, lojas 
especializadas e afins).

Competências gerais: 
- Conduzir um vinhedo de uvas finas (Vitis vinifera) através de técnicas de manejo adequadas à qualidade 
da uva e ao meio ambiente; 
- Atuar no processo de vinificação em pequena escala de vinhos tintos e brancos; 
- Conhecer técnicas de degustação e harmonização de vinhos; 
- Ser um difusor da cultura do vinho, através da convivência responsável com a bebida alcoólica. 

A Proposta Pedagógica do Curso FIC em Produção da Uva e do Vinho tem por objetivo a
construção de uma aprendizagem associada às realidades locais, situando o estudante nas questões
ambientais, sociais e econômicas vividas pela população rural e urbana da região. Ela visa a inter-
relação do ensino com a pesquisa e a extensão em cada unidade curricular oferecida. É uma formação
que prepara os estudantes para atuarem no manejo de vinhedos e produção de vinhos se tornando
difusores da vitivinicultura com base no desenvolvimento sustentável, capacitando profissionais com
formação ecológica, agronômica, gerencial e humana.
As unidades curriculares foram organizadas em dois eixos temáticos a partir de áreas do
conhecimento que têm como finalidade estruturar o processo ensino-aprendizagem respeitando os
diversos meios de apropriação, contextualização e produção de saberes, além de envolver a
formação para pesquisa científica e para extensão.
Estes eixos são:
• Viticultura
• Enologia
O desenvolvimento pedagógico do curso foi estruturado em três módulos indissociáveis
prevendo a presença dos dois eixos temáticos em cada um, possibilitando o aproveitamento contínuo e
articulado dos estudos.
A metodologia que permeia as unidades curriculares do curso é pautada na premissa da
interdisciplinaridade, o que fica evidenciado nas relações que são estabelecidas entre as diversas
unidades curriculares. Por exemplo, por meio das atividades desenvolvidas em laboratório, os alunos
demonstrarão e aplicarão suas habilidades, ou seja, vivenciarão situações do cotidiano, agregando o
conhecimento das unidades curriculares envolvidas.
De uma forma genérica, a metodologia adotada pelos docentes inclui atividades como:
a) Ensino teórico: Aulas expositivas dialogadas, nas quais as bases tecnológicas podem ser abordadas em
nível básico, avançado ou aprofundado, consoante à natureza do tema ou localização curricular. Elas
poderão utilizar equipamento de apoio audiovisual e poderão ocorrer a partir da discussão em grupo.
É possível incluir trabalhos complementares.
b) Ensino prático: desenvolvimento de atividades que aproximem o aluno da realidade agrícola e comercial
nacional e regional e do entendimento da produção de uvas para elaboração de vinhos finos, propiciando
oportunidades para que os estudantes apliquem métodos e técnicas construídas durante o curso e
desenvolvam capacidade de reflexão-crítica sobre a realidade em que estão inseridos.

 Betina Pereira de Bem 

 Contatos: (49) 3221-4250; e-mail: betina.bem@ifsc.edu.br 

O processo de avaliação da aprendizagem é parte integrante do processo de ensino. A avaliação do
processo ensino e aprendizagem será realizada de forma contínua e em cada unidade curricular. Ao
estudante será assegurado o direito de ser avaliado individualmente pelo menos duas vezes para cada
unidade curricular. O docente poderá lançar mão de diversos instrumentos avaliativos como: exame
escrito, apresentação de trabalhos, exame oral, relatório de atividades práticas, atitudes,
entre outros que julgar necessário, para uma melhor tomada de decisão.
Os critérios de avaliação preestabelecidos serão compartilhados entre as partes envolvidas no
processo, sendo claramente expostos aos estudantes: o que garante transparência e honestidade à
prática avaliativa. Estes critérios permitirão a percepção dos avanços e das dificuldades dos
estudantes na construção das competências, além de servirem de referência para o estudante avaliar sua
trajetória ao longo da unidade curricular.
O conceito final da unidade curricular se dará da seguinte maneira:
Conceito Aprovado – Quando se destacar em termos de conhecimentos, habilidades e atitudes e a
média final será igual ou maior que 60% (6,0);

Conceito Reprovado – Quando não atender ao mínimo em termos de conhecimentos, habilidades
e atitudes, o que significa que a média final será menor que 60% (6,0).

Para efeito de recuperação de cada unidade curricular, o estudante terá direito a um instrumento de
reavaliação por unidade curricular na qual será atribuído notas. Sendo que a frequência mínima de 75% é
obrigatória à reavaliação do estudante que obtiver conceito abaixo do esperado.
A avaliação final do módulo será feita em reunião específica, com a presença de todos os
professores que trabalharam nas unidades curriculares que compõem o módulo, devendo o resultado
ser expresso, individualmente, da seguinte forma: o estudante será considerado APTO no curso “FIC em
Produção da Uva e do Vinho” se obtiver nota maior ou igual a 6,0 e frequência superior a 75% em todas
as unidades curriculares.

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