Projeto Político Pedagógico

Ver projeto pedagógico do curso.

Como líder ou articuladora/articulador de grupos de trabalho em espaços comunitários (como hortas comunitárias, por exemplo) e espaços públicos ou privados (sítios, quintais, espaços socioambientais, entre outros) em que seja possível e desejável o desenvolvimento de iniciativas de agricultura urbana e/ou permacultura. Como empreendedor ou colaborador em iniciativas de pequeno porte que envolvam a agricultura familiar, a agricultura urbana, a arte e a permacultura.

Espera-se que os egressos do curso:

a) Sejam capazes de se inserir no mundo do trabalho de modo compromissado com o desenvolvimento regional sustentável;
b) Sejam capazes de atuar na área da agricultura urbana, utilizando-se de técnicas apropriadas aos diversos espaços, cultivos e comunidades;
c) Desenvolvam autonomia na análise de situações-problema relativas ao uso de tecnologias socioambientais urbanas implicadas com o desenvolvimento da comunidade em que se inserem, nelas assumindo o protagonismo na articulação de grupos e equipes de trabalho e compromisso na multiplicação de conhecimentos;
d) Tenham formação humanística e cultura geral integrada à formação técnica, tecnológica e científica;
e) Atuem com base em princípios éticos e de maneira sustentável;
f) Saibam interagir, intercambiar e aprimorar continuamente seus aprendizados a partir da convivência democrática com culturas, modos de ser e pontos de vista divergentes;
g) Sejam cidadãos críticos, propositivos e dinâmicos na busca de novos conhecimentos.

Serão realizados encontros de planejamento com o público envolvido. Reuniões de planejamento acontecerão em distintos momentos da formação. O curso proporcionará atividades teórico-práticas, de acordo com a organização curricular e as demandas específicas dos coletivos representados. Assim, será delineada a periodicidade e calendário de encontros tomando como base tais demandas. Alem dos encontros (semanais ou quinzenais), teremos mutirões de ações, que terão a duração de acordo com a necessidade (entre 4 e 8 horas) e acompanhamento e orientação dos docentes envolvidos. 

Ver projeto pedagógico do curso.

A avaliação da aprendizagem buscará o diagnóstico, orientação e reorientação do processo de aprendizagem. Serão utilizados instrumentos diversificados, entre eles a observação diária dos alunos, pesquisas, atividades práticas. 

Baixar Arquivo
SIGAA | DTIC - Diretoria de Tecnologia da Informação e Comunicação - (48) 3877-9000 | © IFSC | appdocker2-srv1.appdocker2-inst119/04/2024 04:16