Projeto Político Pedagógico

Profissionais da educação e está aberto para outras demandas sociais.
A oferta do curso de Especialização em Mídias na Educação ocorrerá, levando em consideração os seguintes elementos e diretrizes:
Aprofundar os fundamentos teórico-práticos e qualificar os profissionais de educação da rede pública e privada para o uso das mídias no processo de ensino e aprendizagem de forma integrada, articulada e autoral, visando atualizar as linguagens, integrar as mídias e as tecnologias, renovar as estratégias didáticas garantindo aos educadores condições de produção em diferentes mídias, e que dialoguem criticamente sobre o conceito e o uso das mídias.
Proporcionar uma visão geral das mídias, caracterizando-as e fundamentando práticas pedagógicas de sua utilização em sala de aula;
Discutir conceitos, potenciais e implicações do uso das mídias na educação;
Trabalhar as mídias apresentadas de maneira que o caráter teórico-prático das atividades busque facilitar o processo de conhecimento e interação entre educadores e educandos por meio da utilização da tecnologia;
Desenvolver estratégias de utilização autoral das mídias disponíveis e de formação do leitor crítico;
Elaborar projeto de uso integrado das mídias disponíveis;
Trabalhar aspectos teóricos e práticos referentes aos meios de comunicação no contexto das diferentes mídias e no uso integrado das linguagens de comunicação: sonora, visual, impressa, audiovisual, informática e telemática, destacando sua articulação com os processos de ensino e aprendizagem.
De acordo com o Decreto Nº 5.622, de 19 de dezembro de 2005, a educação a distância é caracterizada como “modalidade educacional na qual a mediação didático-pedagógica nos processos de ensino e aprendizagem ocorre com a utilização de meios e tecnologias de informação e comunicação, com estudantes e professores desenvolvendo atividades educativas em lugares ou tempos diversos”.
Nesse contexto, o curso de especialização em Mídias na Educação se destaca por sua dupla importância: ao mesmo tempo em que investe na formação continuada de profissionais da educação por meio da modalidade à distância, caracteriza-se como um potencializador do uso pedagógico das tecnologias da informação e da comunicação na educação formal, abrindo novos espaços para EAD.
Portanto, a especialização em Mídias na Educação vem ao encontro da perspectiva de Educação a Distância trabalhada pelo IFSC. Os trabalhos desenvolvidos por seus professores estão voltados para pesquisa e desenvolvimento de novas metodologias de ensino e aperfeiçoamento contínuo do processo ensino-aprendizagem.
Em 2010, o Programa Mídias na Educação em sua versão lato sensu foi incorporado ao Sistema UAB e passou sua administração pedagógica e financeira da SEED/MEC para a CAPES e FNDE. Do ponto de vista pedagógico, o curso deve ser integralizado em 18 meses, tendo as instituições liberdade para definirem seu currículo. Do ponto de vista financeiro, o curso deve se adequar aos padrões de financiamento da UAB.
O curso é direcionado exclusivamente a professores da rede de ensino, sendo financiado pelo MEC e executado em parceria a com IFSC, que interage com a Secretaria Estadual de Educação e as Secretarias de Municípios da Educação do Estado de Santa Catarina para definição de demandas e ofertas.
A implementação do curso propiciará a capacitação em serviço de seus participantes para a criação e produção das diversas Mídias (Informática, Impresso, TV, Vídeo e Rádio) como materiais didáticos. E se insere nas novas práticas de ensino-aprendizagem, estando em conformidade com as políticas de desenvolvimento da instituição que preconiza a utilização das novas tecnologias de ensino. Este projeto visa contribuir para o desenvolvimento e ampliação de ações didáticas do IFSC na modalidade de ensino a distância. Conforme a Resoluções no 1 de 03/04/2001 e n° 01, de 08/06/2007 CNE/CES e Parecer CNE/CES 0207/2003, e Resolução nº 011/2007/CD do IFSC, o estudante deverá cumprir no mínimo a carga horária de 360 horas, seguida do trabalho de conclusão de curso.
O curso de especialização em Mídias na Educação terá uma carga horária total de 450 (quatrocentos e cinquenta) horas, distribuídas em 360 (trezentos e sessenta) horas de Unidades Curriculares e 90 (noventa) horas para a elaboração do trabalho de conclusão do curso.
O tempo de duração total do curso é de 18 (dezoito) meses, sendo 12 (doze) meses de integralização das Unidades Curriculares e 6 (seis) meses para o trabalho de conclusão de curso.
Florianópolis - SC | Itapema - SC | Baixar Arquivo
SIGAA | DTIC - Diretoria de Tecnologia da Informação e Comunicação - (48) 3877-9000 | © IFSC | appdocker1-srv1.appdocker1-inst128/03/2024 08:15