Projeto Político Pedagógico

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O egresso do curso poderá atuar em práticas sociais de âmbito pessoal ou profissional, que exijam o domínio da modalidade escrita da língua portuguesa.

1. Identificar fonemas e grafemas e as relações entre eles;
2. Compreender a função das classes de palavras abertas e fechadas na estruturação de sentido dos textos;
3. Identificar palavras e expressões em textos escritos, assim como ler e interpretar textos curtos e de pequena complexidade;
4. Ser capaz de registrar letras e palavras na forma escrita e produzir textos curtos e de pequena complexidade.

As aulas serão ministradas de maneira dialogada, contemplando conteúdos teórico-práticos, com foco direcionado à realização de exercícios práticos e incentivo a interação oral e escrita. Para facilitar o entendimento do conteúdo, os exercícios serão realizados em conjunto com o professor, atendendo às necessidades e demandas de cada aula em particular e de cada turma em sua especificidade. O conteúdo será abordado levando em conta a participação e as necessidades dos alunos, o que implica flexibilidade, uso de estratégias diversas e atenção individual. 

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A prática pedagógica do Curso de Formação Inicial em Leitura e produção de textos para idosos – nível básico orienta-se pelo Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), pelo Projeto Pedagógico Institucional (PPI) do IFSC e pelo Regimento DidáticoPedagógico (RDP). O estudante que obtiver domínio das competências e habilidades das bases tecnológicas e das atitudes que constituem os requisitos deste curso será considerado APTO, sendo o resultado da avaliação final registrado por valores inteiros de 0 (zero) a 10 (dez). O estudante que não obtiver domínio das competências e habilidades, das bases tecnológicas e das atitudes que constituem os requisitos deste curso será considerado NÃO APTO. Será obrigatória a frequência às atividades correspondentes a cada componente curricular, ficando nela reprovado o aluno que não comparecer, no mínimo, a 75% (setenta e cinco por cento) dessas atividades.
A avaliação da aprendizagem terá caráter formativo e contínuo, privilegiando a análise do processo de construção de conhecimentos por meio da construção de memorial de atividades, participação no desenvolvimento de atividade orais e escritas, desenvolvimento de autonomia e criticidade em relação à leitura e produção textual.

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