Projeto Político Pedagógico

- Resolver problemas de cálculo com as operações apropriadas; - Conhecer várias técnicas para abordar e trabalhar em problemas que envolvam o cálculo diferencial e integral;
-Compreender os aspectos matemáticos subjacentes a um problema de cálculo; - Reconhecer a aplicabilidade de ideias matemáticas a problemas correntes e complexos do cálculo.

Possibilidade de atuar na resolução de problemas matemáticos nas disciplinas de cálculo e demais cursos que exigem conhecimento em Matemática.

Representação e comunicação: Traduzir informações e fatos do cotidiano em tabela e gráficos e em linguagem algébricas e vice-versa;  expressar-se oralmente com correção e clareza, usando a terminologia Matemática correta; desenvolver e trabalhar com modelos e algoritmos matemáticos, compreendendo as suas representações.
 
 
Investigação e compreensão: Identificar o problema (compreender enunciados, formular questões, etc.); procurar, selecionar e interpretar informações relativas ao problema; selecionar estratégias de resolução de problemas; interpretar e criticar resultados numa situação concreta; Distinguir e utilizar raciocínios dedutivos e indutivos.
 
 
Contextualização sociocultural: Ampliar e construir novos significados para os números – Naturais, Inteiros, Racionais e Irracionais (Reais); desenvolver a capacidade de utilizar a Matemática na interpretação e intervenção no real; aplicar conhecimentos e métodos matemáticos em situações reais, em especial em outras áreas do conhecimento.

O desenvolvimento das aulas será com aulas expositivas, dialogadas com o auxílio de material impresso. Para a fixação das teorias e regras de cálculo, serão desenvolvidos exercícios de aprendizagem e fixação. Serão desenvolvidas estratégias avaliativas individuais e coletivas, contemplando os temas apresentados. Caso existam dificuldades de aprendizagem durante o processo, será desenvolvida uma abordagem em formato de auxílio individual para a efetiva aprendizagem.

Professora: Maria Lúcia Cidade de Souza

mlucia@ifsc.edu.br

telefone: 33812880

O processo de avaliação deverá ser encarado como um processo educativo, diagnóstico, indicativo de novos elementos e atividades a serem introduzidas, enfim, deverá ser realimentador do processo pedagógico, e não apenas um processo classificatório/eliminatório. Assim, os alunos serão avaliados por meio de avaliações segundo três modalidades: (1) Avaliação Unificada (prova/testes); (2) Atividades de sala de aula (exercícios); (3) Avaliação de Formação Geral (participação, organização, apresentação das atividades propostas).  O registro da avaliação será de acordo com a regulamentação vigente no IFSC/SJ (conceitos numéricos de 0 a 10).

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