Projeto Político Pedagógico

Verificar projeto pedagógico do curso;

O egresso do curso estará apto a produzir vídeos e a estimular a produção de audiovisuais com conteúdos de Matemática, de modo que essa prática seja estimulada em ambientes educacionais. Espera-se que os participantes do curso sejam da área da educação e que promovam a produção de vídeos nas escolas da região, compartilhando suas produções, de modo a criar um repositório de material audiovisual disponível gratuitamente para o estudo da Matemática.

O egresso do curso deverá ser capaz de: •Produzir vídeos com conteúdos de Matemática, levando em consideração todas as etapas de produção: elaboração de roteiro, gravação de cenas e edição das imagens. •Analisar os vídeos produzidos, de forma a avaliar sua clareza e coerência, bem como sua qualidade no que se refere à técnica de produção do vídeo e exploração do conteúdo matemático. •Disseminar a produção de vídeos em seus locais de trabalho, podendo ser um multiplicador dessa prática.

O curso segue as etapas de produção de vídeos descritas por Oechsler, Fontes e Borba (2017). Inicialmente serão discutidas, com os participantes do curso, as possibilidades do uso de vídeos em sala de aula, destacando-se, principalmente, o processo de produção de vídeos, tema deste curso.
Em seguida, serão exibidos diversos tipos de vídeos com conteúdos de Matemática.
Essa exibição pretende mostrar aos participantes diversas possibilidades de produção de vídeos além da usual videoaula.
Após essa exibição dos vídeos, os participantes serão instigados a formar grupos e a decidir um tema Matemático para a produção de um vídeo. Com o tema escolhido, eles pesquisarão sobre esse conteúdo para, nos encontros seguintes, elaborar o roteiro, gravar as cenas, editar as imagens e, por fim, ter o vídeo concluído.
Em cada uma das etapas do processo de produção do vídeo serão discutidos textos que nortearão dos participantes acerca do que é necessário conter em um roteiro, como realizar a gravação de imagens e editar cenas para, no final, ter um vídeo que transmita a mensagem pretendida pelos produtores.
Durante a gravação das imagens, além dos encontros presenciais, os alunos terão tempo para produzir imagens à distância podendo, dessa forma, gravar cenas em outros locais que não os disponibilizados durante o curso.
Ao final do curso os participantes terão produzido um vídeo que será exibido entre eles e discutidas as possibilidades de avaliação dos vídeos, refletindo-se os critérios necessários para a avaliação de um material audiovisual.
Todos os vídeos produzidos no curso ficarão disponíveis em um canal no YouTube criado pela professora do curso, com o intuito de divulgar o material dos alunos e disponibilizar vídeos com conteúdos de Matemática para outros professores e alunos, podendo servir como material de apoio pedagógico.

Verificar projeto pedagógico do curso;

A avaliação da aprendizagem será realizada de forma contínua, levando em consideração as discussões geradas durante as aulas, bem como as produções feitas. A cada encontro os alunos discutirão coletivamente textos e suas próprias produções de modo que a avaliação não caiba apenas ao professor, e seja um processo de discussão e aprimoramento coletivo.

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