Projeto Político Pedagógico

Criar aplicativos básicos para dispositivos móveis, utilizando as ferramentas disponíveis no ambiente de programação MIT (do inglês Massachusetts Institute of Technology) App Inventor ou similar. Intrinsecamente o egresso desenvolve a criatividade, o pensamento computacional e o raciocínio lógico. Ao finalizar o curso, terá a capacidade de interpretar um problema real e transformá-lo em uma solução computacional e de montar algoritmos através da programação baseada em blocos.

O egresso do curso de qualificação profissional, Desenvolvedor de Aplicativos Android por meio da Programação em Blocos, terá a capacidade de desenvolver programas básicos para dispositivos móveis em qualquer área ou campo de atuação.

Criar aplicativos básicos para dispositivos móveis, utilizando as ferramentas disponíveis no ambiente de programação MIT (do inglês Massachusetts Institute of Technology) App Inventor ou similar. Intrinsecamente o egresso desenvolve a criatividade, o pensamento computacional e o raciocínio lógico. Ao finalizar o curso, terá a capacidade de interpretar um problema real e transformá-lo em uma solução computacional e de montar algoritmos através da programação baseada em blocos.

O curso será realizado totalmente a distância, por meio do Ambiente Virtual de Ensino e Aprendizagem (AVEA) Moodle do IFSC. A turma será acompanhada pelo docente, que realizará todas as interações com os participantes no AVEA. A cada oferta, o docente designado para acompanhar a turma deve planejar o desenvolvimento dos conteúdos e produzir ou revisar o material didático de modo colaborativo com a equipe pedagógica e com a equipe de materiais didáticos do Centro de Referência em Formação e EaD (Cerfead) do IFSC. Para viabilizar as interações entre docentes e participantes, serão utilizados, os seguintes recursos, procedimentos e materiais didáticos: 1. Recursos para interação no AVEA – Fóruns de Dúvidas e Fórum de Discussão de conteúdos; – Mensagens individuais e coletivas pela ferramenta “Participantes” do AVEA Moodle; 2. Recursos para apresentação do conteúdo – Livro didático, produzido utilizando o Recurso "Livro" do AVEA Moodle, que permite a inserção de hiperlinks para documentos institucionais, vídeos e textos adicionais, de acordo com a necessidade para o desenvolvimento dos conteúdos e competências previstos para a Unidade Curricular; – Videoaulas gravadas pelo docente e disponíveis para download no AVEA. As videoaulas possibilitam a compreensão dos conceitos tratados na unidade curricular; – Mídia interativa digital: vídeos, textos, animações e outros objetos de aprendizagem selecionados pelo docente, para tratar dos temas de forma lúdica e interativa articulado às atividades; – Oficinas de aprendizagem e avaliação, como tarefas mediadas pelo docente. Com todos esses recursos e procedimentos disponíveis, cada sujeito, dentro de sua rede de possibilidades e dentro do período de realização, colocará o curso em movimento.

Nome do responsável pelo projeto: Maria Cláudia de Almeida Castro 

Contatos: claudiacastro@ifsc.edu.br

A avaliação da aprendizagem ocorrerá através da criação de projetos para desenvolver pequenos aplicativos (apps) propostos ao longo do curso. Após a finalização dos projetos, os estudantes serão avaliados através dos seguintes critérios: 1. Fez e disponibilizou o protótipo do aplicativo utilizando ferramenta adequada; 2. Finalizou e disponibilizou o aplicativo de forma a atender a demanda solicitada e o público alvo; 3. Propôs melhorias na organização/layout do aplicativo. A recuperação de estudos, a que todos os estudantes têm direito, compreenderá a revisão das atividades realizadas, de acordo com as orientações e retorno dado pelo docente, com o estabelecimento de novos prazos de envio, dentro do período de realização do curso. A avaliação deverá considerar ainda o previsto no Artigo 41 do Regulamento Didático Pedagógico do IFSC.

Baixar Arquivo
SIGAA | DTIC - Diretoria de Tecnologia da Informação e Comunicação - (48) 3877-9000 | © IFSC | appdocker2-srv1.appdocker2-inst101/07/2022 14:32