Projeto Político Pedagógico

O/a egresso/a do curso deve demonstrar competências e habilidades que o tornam apto a empreender e desenvolver suas práticas empreendedoras de forma profissionalizada o tornando capaz de tomar decisões que envolvam o gerenciamento de pequenos negócios. O/a egresso/a do curso também deverá ser capaz de compreender o ambiente e o mercado no qual está inserido, adotando atitudes empreendedoras objetivando autonomia e independência.

O/a egresso/a do curso poderá atuar como empreendedor, realizando a gestão de pequenos negócios e, também, através dos conceitos compreendidos no decorrer do curso, atuando de forma autônoma quando no exercício do intraempreendedorismo.

1. Compreender o processo de gestão de um pequeno negócio;
2. Conhecer as funções administrativas;
3. Conhecer como se dá a gestão de caixa;
4. Aperfeiçoar formas de melhorar a postura profissional;
5. Compreender os princípios do associativismo;
6. Compreender e empregar técnicas de negociação;
7. Assimilar o potencial mercadológico das feiras e eventos comerciais.

Ver Projeto Pedagógico do Curso.

Chefe DEPE:

Daiana Schmidt, daiana.schmidt@ifsc.edu.br, depe.slo@ifsc.edu.br

(49)3344-8495

 

Nome do(s) responsável(is) pelo PPC e contatos:

Celso Bergmaier: celso.bergmaier@ifsc.edu.br

Gabriel Mathias Ferrari: gabriel.ferrari@ifsc.edu.br

Marília Ribas Machado: marilia.ribas@ifsc.edu.br

Serão seguidas as orientações dispostas no Regulamento Didático Pedagógico (RDP), aprovado pela Resolução CONSUP n° 20, de 25 de junho de 2018. Conforme o art. 35 do RDP, a avaliação da aprendizagem terá como parâmetros os princípios do Projeto Pedagógico Institucional (PPI) e o perfil de conclusão do curso definido no PPC. A avaliação dos aspectos qualitativos compreende o diagnóstico, a orientação e a reorientação do processo de ensino e aprendizagem visando à construção dos conhecimentos.
Seguindo a estrutura de atividades descritas na seção anterior, os principais instrumentos avaliativos do curso serão a participação dos alunos nas atividades/dinâmicas propostas pelos professores. A avaliação será realizada de forma processual e contínua, avaliando criatividade, organização, iniciativa dos estudantes durante o processo de ensino e aprendizagem e durante a execução das atividades/dinâmicas. Parte da avaliação será a partir da elaboração da feira de negócios.
Os registros das avaliações serão feitos através de nota no diário de classe. Em consonância com o art. 41 do RDP o resultado da avaliação final será registrado por valores inteiros de 0 (zero) a 10 (dez). O resultado mínimo para aprovação em um componente curricular é 6 (seis).
A recuperação das notas será oportunizada aos estudantes que não atingirem o conceito mínimo na unidade curricular, configurando-se na revisita das atividades pedagógicas, tendo em vista o desenvolvimento das competências.

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