Projeto Político Pedagógico

O Curso FIC de Conversação em Inglês visa ao desenvolvimento da competência comunicativa do aluno, com ênfase na produção e compreensão oral em situações profissionais e culturais diversas relacionadas ao setor de turismo. Ou seja, o egresso do curso deverá ser capaz de se comunicar de forma apropriada em língua estrangeira nos diversos contextos e situações do trade turístico, colaborando com o processo de formação integral do profissional de turismo.

A região de Garopaba tem se destacado cada vez mais como uma área forte no setor do turismo. Nesse contexto, os profissionais que apresentam formação em língua estrangeira na região terão mais condições de se colocar no mercado de trabalho local com mão de obra qualificada, agregando valor não apenas no nível profissional às empresas em que atuam, mas também pessoal, já que têm a possibilidade de ampliar o contato com pessoas de outras culturas e de mudar sua visão de mundo.

O curso é destinado aos profissionais que pretendem atuar ou já atuam no trade turístico de Garopaba, Imbituba e região, os quais lidam diretamente com o público. O profissional deve estar apto, ao final do curso, a estabelecer um vínculo comunicativo oral e escrito – nível intermediário – com falantes estrangeiros, atendendo-os de maneira eficaz e adequando sua linguagem às diversas situações discursivas quando necessário.

Manter diálogos em língua estrangeira em ambientes de trabalho, tais como falar ao telefone, apresentar-se, escrever relatórios, tomar decisões, participar de reuniões e entrevistas de emprego, etc.

Ser capaz de compreender e produzir orais e escritos em língua estrangeira na área de turismo.

Ter domínio das estruturas gramaticais e vocabulário voltados às diferentes situações de trabalho.

A metodologia do curso FIC Conversação em Inglês inclui aulas expositivo-dialogadas; visitas técnicas aos meios de hospedagem, conduzidas por falantes da língua estrangeira, quando possível; aulas práticas em que os alunos simulam uma situação comum ao setor turístico; atividades pedagógicas de compreensão e produção dos diferentes gêneros textuais relativos ao trade turístico. Também estão previstas atividades individuais e em grupo de pesquisa sobre situações cotidianas do trade turístico e da cultura da língua. Além disso, estão previstas palestras com moradores da região provenientes de outros países, como forma de propiciar a interação com falantes nativos de outras culturas. As aulas buscam promover situações reais de comunicação, nas quais o aluno faz uso de seu conhecimento prévio do idioma, incorporando gradativamente a ele novos conhecimentos. Ademais, as conquistas e realizações do aluno, tanto no plano individual quanto no coletivo, serão enfatizadas, valorizando sua autoestima e o ambiente de aprendizagem. Enfim, a metodologia busca promover uma ação pedagógica de valorização do ser humano, da natureza e da sociedade, visando à profissionalização calcada na ética, na sustentabilidade e no respeito ao turista.

Nome do responsável pelo projeto: Caroline Chioquetta Lorenset e Marimar da Silva

Contatos:

caroline.lorenset@ifsc.edu.br, (48) 3354-0868; (48) 9603-3886

marimar.silva@ifsc.edu.br, (48) 3206-4146; (48) 9924-8285

A avaliação do processo de ensino-aprendizagem ocorrerá de forma gradual e contínua. Serão avaliadas as atividades realizadas e o comprometimento do aluno durante o percurso das aulas, considerando seu crescimento e desenvolvimento. Essas atividades são compostas por atividades práticas, leituras, testes e realização de trabalho final.

Por se tratar de um curso voltado para o desenvolvimento da competência comunicativa em língua estrangeira, com ênfase na produção e compreensão oral, os alunos serão avaliados pelo envolvimento e produção em sala de aula. Dentro dessa perspectiva, os seguintes itens serão observados durante o curso: assiduidade, participação, cooperação, autonomia, pontualidade, respeito e cumprimento das tarefas solicitadas. Serão também realizadas duas avaliações escritas e duas orais.

Para cada tipo de avaliação, está previsto a aplicação de notas de 0 (zero) a 10 (dez), lembrando que nota inferior a 6 (seis) implica reprovação, caso o estudante não consiga elevar seu conceito nos trabalhos de recuperação. Ao final do curso o aluno será considerado apto/não apto. Também implica reprovação a presença inferior a 75% das aulas. Caso o aluno necessite de auxílio e acompanhamento durante o curso, haverá horário de atendimento previamente agendado com o professor.

Baixar Arquivo
SIGAA | DTIC - Diretoria de Tecnologia da Informação e Comunicação - (48) 3877-9000 | © IFSC | appdocker3-srv2.appdocker3-inst228/03/2024 07:10