Projeto Político Pedagógico

Ver Projeto Pedagógico do Curso.

O aluno egresso do curso estará mais preparado para redigir textos dissertativo-argumentativos visando ao ingresso ao ensino superior via ENEM e demais processos seletivos - vestibulares.

O egresso desse curso deverá ser capaz de produzir textos dissertativo-argumentativos com suficiência.

No que concerne às aulas, as mesmas serão expositivas e dialogadas, com diversas atividades de produção de textos dissertativo-argumentativos.


O acompanhamento das atividades será realizado de forma constante, quer através de observação e diálogos com os estudantes; quer pela correção dos textos feitos e pela análise do diário de bordo. No final, será feito, ainda, um questionário para avaliar o curso e para se obter sugestões para a próxima edição.


As atividades de ensino-aprendizagem desenvolvidas em sala de aula buscarão mobilizar conhecimentos prévios dos alunos, considerando que muitos deles são estudantes do ensino médio. Igualmente importante será motivá-los para aquisição de novos conhecimentos no que tange à produção de textos em geral e particularmente, à produção do texto dissertativo-argumentativo, no afã de incentivá-los para a continuação dos estudos, para a inserção no mercado de trabalho e ou curso técnico e para aprofundar o grau de entendimento e criticidade sobre questões contemporâneas que perpassam a vida do/da aluno/a e do/da cidadão/ã, percebendo-o/-a, portanto, em sua totalidade.

Eliane Juraski Camillo

Contatos:
(49) 8921-5656
eliane.camillo@ifsc.edu.br

A avaliação será contínua e cumulativa, acompanhando o desenvolvimento do aluno na constituição das competências e habilidades requeridas, numa constante prática de ação-reflexão-ação de todos os elementos envolvidos no processo ensino-aprendizagem. Tal avaliação das competências será feita pela docente responsável pelo curso, que dar-se-á conforme explicitado no item avaliação, acima.

No registro das avaliações, o professor atribuirá uma nota para o desempenho de cada aluno/a, de acordo com Regulamento Didático Pedagógico.


A avaliação final será realizada pelo professor responsável pelo curso, devendo o resultado
ser expresso, individualmente, da seguinte forma:

• O aluno será aprovado no curso se:

– sua frequência for igual ou superior a 75% nas aulas;

– obtiver nota de aprovação nas atividades didáticas.

• O aluno será reprovado no curso se:

– sua frequência for inferior a 75% nas aulas;

– obtiver nota não satisfatória nas atividades didáticas, mesmo com frequência igual ou superior a 75%.

A recuperação de estudos deverá compreender a realização de novas atividades didáticas no decorrer do curso que possam promover a aprendizagem paralela e contínua, tendo em vista o desenvolvimento das competências, conforme Regulamento Didático Pedagógico.

Baixar Arquivo
SIGAA | DTIC - Diretoria de Tecnologia da Informação e Comunicação - (48) 3877-9000 | © IFSC | appdocker5-srv1.appdocker5-inst128/03/2024 15:14