Projeto Político Pedagógico

O egresso do curso de formação continuada em Cerâmica Plástica, cria peças decorativas,
acessórios e utilitários em cerâmica plástica e aplica técnicas artísticas e de design, valorizando a
diversidade cultural.

O profissional Artesão em Cerâmica Plástica pode atuar na confecção de produtos artesanais, como
peças decorativas e utilitárias em cerâmica plástica, desenvolvendo suas atividades de forma autônoma ou
em associações de classe de artesãos a que estão vinculados. O uso do material de cerâmica plástica,
possui uma infinidade de aplicações, agregando valor e diferencial ao trabalho dos profissionais artesãos.

As competências gerais do egresso do curso de formação continuada em Cerâmica Plástica são:
● Aplicar técnicas variadas de tratamento, condicionamento, preparação e transformação da
matéria-prima;
● Determinar as técnicas adequadas para confeccionar diferentes produtos artesanais;
● Utilizar a cor como elemento de design indispensável para agregar valor ao produto;
● Desenvolver produção artesanal apresentando identidade, diversidade cultural e criatividade;
● Visar a sustentabilidade no tratamento da matéria-prima, prolongando seu ciclo de vida.

Metodologia de desenvolvimento pedagógico do curso:
Pode-se levar em consideração como característica do Instituto Federal de Santa Catarina, a
concepção de educação como a inclusão e a democratização, de formação de discentes cidadãos, atuantes
na resolução dos problemas em sociedade. Tornando assim, a educação profissional para além da escola,
sendo uma formação integrada entre trabalho, ciência e tecnologia.
Pondera-se a educação com vistas à diversidade social, linguística e cultural dos discentes, fazendo
o docente refletir sobre sua prática, levando em consideração estas e outras diferenças. Ainda com vistas à
inclusão, incentiva-se uma metodologia participativa dos discentes, para que argumentem, produzam,
encontrem soluções, reflitam e participem, o que faz com que o discente desenvolva seu lado cidadão,
crítico e atuante na sociedade. Tal perspectiva também proporciona um sistema de avaliação processual,
privilegiando aspectos qualitativos ao invés de uma avaliação apenas com objetivo de nota final para o
discente. “A avaliação não deve ser um instrumento de classificação, seleção e exclusão social, mas de
construção coletiva dos sujeitos e de uma escola de qualidade” (PPI 2020-2024, p.44). Quando o discente
não está aprendendo, é preciso atenção individual, seja em sala ou em horário de atendimento
disponibilizado pelo docente. Porém, a avaliação também se dá no próprio ato do ensino, na participação,
assiduidade e atitudes do discente, o que torna a avaliação um processo.

Considerando a abordagem metodológica do curso, em que coloca o discente como agente
participativo das atividades, mostra-se pertinente a pedagogia crítico-social dos conteúdos, em que ressalta
que o discente “vai da ação à compreensão e da compreensão à ação até a síntese, o que não é outra
coisa senão a unidade entre a teoria e a prática” (LIBÂNEO, 1992, p.14).
Os conteúdos, portanto, serão trabalhados privilegiando uma abordagem teórico-prática, com aulas
expositivas e dialogadas, construindo o conhecimento de forma processual e de maneira coletiva,
abordando a análise de problemas relacionados a manipulação da matéria-prima ao longo da execução da
prática de exercícios. As aulas expositivas e dialogadas, podem abordar uma série de atividades
contextualizadas através da execução de exercícios práticos, colocando o discente em um papel
participativo, numa avaliação processual, permitindo uma recuperação do aprendizado de maneira
concomitante ao ensino.

Nome do(s) responsável(is) pelo PPC e contatos:


Sidiane Aline Geremia - sidiane.aline@ifsc.edu.br - (49) 3325 4149

Avaliação da aprendizagem:
No curso de formação continuada em Cerâmica Plástica, a avaliação da aprendizagem visa a
orientação e reorientação do discente no processo de ensino e aprendizagem, compreendendo o melhor
caminho para possibilitar a ele a construção do conhecimento. O curso requer atividades práticas referentes
à ementa e aos objetivos. Para tanto, os principais instrumentos de avaliação serão as (1) atividades
práticas constantes e (2) o planejamento e execução de projetos individuais adequados às competências do
egresso. Tanto as atividades práticas, quanto o planejamento e execução de projetos permitem o estímulo à
pesquisa, reflexão, iniciativa, criatividade, laboralidade e cidadania.
A fim de permitir o processo de desenvolvimento e autonomia do discente, a avaliação ocorrerá de
forma contínua e processual. Torna-se possível avaliar desta maneira através da realização das aulas de
forma prática em laboratório, em que o discente ao manipular os insumos e aplicar técnicas, terá como
resultado o produto provindo da sua experiência com a Cerâmica Plástica. É importante definir e manter o
diálogo permanente com o discente, com retornos constantes sobre sua laboralidade, o que permite
melhorar a sua aprendizagem durante o processo da execução de atividades em função das avaliações,
que primam pelo aspecto qualitativo, realizadas durante as aulas. O planejamento e execução de projeto,
visa o estímulo a criatividade e a pesquisa na produção artesanal com o intuito de imprimir autoria nos
resultados finais de cada discente.
Portanto, a proposta pedagógica do curso prevê atividades avaliativas que funcionem como
instrumentos colaboradores na verificação da aprendizagem, contemplando os seguintes aspectos: adoção
de procedimentos de avaliação contínua e cumulativa; prevalência dos aspectos qualitativos; inclusão deatividades contextualizadas; manutenção de diálogo permanente com o discente e consenso dos critériosde avaliação a serem adotados. Tais aspectos permitem que a recuperação do aprendizado seja realizadade maneira concomitante ao ensino.

É importante ressaltar que, as estratégias metodológicas e os instrumentos de avaliação poderão ser alterados durante o desenvolvimento do curso, se assim o docente considerar após avaliação diagnóstica elaborada para cada turma especificamente, realizando o re-planejamento de aulas e avaliações.

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