Projeto Político Pedagógico

Capacitar o egresso para utilizar as ferramentas de simulação do software SolidWorks na análise de tensão, deformação, força e deslocamento em estruturas e peças sólidas.

O profissional estará apto a desenvolver um estudo do comportamento de estruturas ou peças sólidas submetidas a determinados esforços num software de simulação numérica, assim como analisar a resposta fornecida pelo software. Ele poderá atuar no departamento de projetos em empresas, ou como autônomo, analisando projetos de acordo com a solicitação da estrutura ou peça quando em serviço. Verifica-se também na indústria a necessidade dos conhecimentos deste curso para profissionais de outras áreas, cujas atividades envolvem a leitura de informações na área de manutenção, segurança do trabalho e engenharia de processos.

O egresso deste curso terá a capacidade de identificar diversos tipos de problemas de resistência dos materiais e sugerir o método de solução mais adequado. Também será capaz de definir o tipo de análise (2D ou 3D), as condições de contorno do problema (variáveis envolvidas), compreender o conceito de malha computacional e interpretar os resultados da análise obtidos através do software SolidWorks Simulation.

As aulas serão ministradas de maneira dialogada com o auxílio de projetor e de material de apoio. Cada item da ementa será desenvolvido de forma gradual e processual, acompanhado de atividades práticas que auxiliem na compreensão dos conceitos estudados. As atividades práticas propostas serão baseadas em situações reais desenvolvidas no software de CAD SolidWorks e analisadas posteriormente no módulo Simulation do próprio software.

Nome do responsável pelo projeto:  Anderson José Antonietti

Contatos
Email: anderson.jose@ifsc.edu.br
Telefone: (47) 3276-9600

A avaliação da aprendizagem nos cursos FIC está normatizada nos Art. 35 a 41 do Regulamento Didático-Pedagógico do IFSC (2014).

No Curso de Formação Continuada em Projetista 3D - SolidWorks Simulation, a avaliação será realizada de forma processual e contínua, a partir da observação diária dos alunos pelo professor, nas diversas atividades de aprendizagem propostas: aula expositiva-dialogada; resolução de exercícios; execução de práticas; auto avaliação; entre outras. Será baseada também na frequência, que deverá ser igual ou superior a 75%.

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