Projeto Político Pedagógico

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O egresso do curso poderá atuar em práticas sociais de âmbito pessoal ou profissional, com nativos ou não, da Libras.

- Inicia, mantêm e conclui interações discursivas diversificadas, que permitam se comunicar com eficácia e eficiência em Libras, nos diferentes eventos sociais que constituem seu campo de atuação pessoal e/ou profissional;
- É capaz de compreender, interpretar e discutir vídeos em Libras;
- Domina as estruturas gramaticais da língua alvo em diferentes níveis de proficiência;
- Compreende e produzi textos sinalizados em Libras.

A oferta da Formação Inicial em Libras é composta por 6 (seis) componentes curriculares que estarão organizados em uma sala de aula virtual no ambiente Moodle. Uma vez que a oferta será realizada totalmente a distância, na sala virtual serão disponibilizadas as seguintes informações:
• Plano de ensino;
• Cronograma do componente curricular;
• Contatos dos docentes e equipe de suporte ao Moodle;
• Guia do aluno – informações gerais sobre a capacitação como: sistema de acompanhamento, recuperação de atividades, informações sobre a emissão de certificados;
•Tutorial para uso das ferramentas do Moodle.

Buscando promover um melhor aproveitamento das tecnologias disponíveis ao longo do curso, no início do curso haverá a apresentação da plataforma e suas ferramentas, além das informações da oferta listadas anteriormente. A metodologia baseia-se na interação e na aprendizagem colaborativa no ambiente virtual de aprendizagem (AVA), no presente curso, o Moodle. Os conteúdos serão apresentados sob forma de Hiperlivro (livro didático do Moodle), utilizando-se de diferentes mídias: texto, vídeos sinalizados em Libras, entrevistas com profissionais da área, textos de apoio etc. Também serão realizadas atividades assíncronas de interação no fórum de discussões, leitura de textos, análise de vídeos e resolução de ques tionários do Moodle com situações-problema. As atividades síncronas ocorrerão no início e meio de cada componente curricular, via web conferência, conforme estipulado previamente no cronograma.
Os docentes do curso serão responsáveis pelo acompanhamento da aprendizagem dos estudantes, interagindo e provocando reflexões por meio das ferramentas de interação do AVA. Também serão responsáveis pela produção do material didático utilizado no curso junto à equipe técnica e pelo planejamento e execução das web conferências.

Professor Uéslei Paterno

E-mail: ueslei@ifsc.edu.br
Telefone: (48) 3877-8417

A avaliação como ato diagnóstico e como processo contínuo tem por objetivo a inclusão, subsidiando ações que viabilizem tanto o domínio técnico como o domínio dos demais aspectos relevantes à formação do cidadão. Serve para indicar avanços e dificuldades na ação educativa, devendo subsidiar a reflexão da prática pedagógica. Entre os princípios considerados pela Instituição, e em consonância com o Regulamento Didático Pedagógico (RDP) do IFSC, a avaliação prima pelo caráter diagnóstico e formativo, devendo ser processual, somativa, continuada e diversificada, consistindo em um conjunto de ações que permitam recolher dados, visando à análise da constituição das competências por parte do estudante, previstas no projeto de curso. O processo avaliativo integra o conjunto de conhecimentos e habilidades, conforme descrito nas matrizes curriculares, e de Atitudes Gerais, conforme descrito:

- Postura ética e crítica em relação aos temas e conteúdos abordados;
- Assiduidade nas aulas;
- Participação nas aulas e empenho nas atividades propostas;
- Iniciativa, disponibilidade, criatividade e organização;
- Compartilhamento de responsabilidades;
- Respeito às diferenças;
- Respeito à comunidade acadêmica e zelo pelo patrimônio escolar.

São consideradas funções primordiais da avaliação:
• Obter evidências sobre o desenvolvimento do conjunto de conhecimentos, habilidades e atitudes, visando a tomada de decisões sobre o encaminhamento dos pro cessos de ensino-aprendizagem e a progressão do estudante para o módulo seguinte;
• Analisar a consonância do trabalho pedagógico com as finalidades educativas previstas no Projeto Pedagógico do Curso.
• Estabelecer previamente, por Unidade Curricular, critérios que permitam visua lizar os avanços e as dificuldades dos estudantes na constituição das competências.

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