Projeto Político Pedagógico

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Esse profissional já atua no Ensino Básico da rede pública, e poderá, a partir dessa
formação, desenvolver atividades, materiais e/ou processos de forma interdisciplinar,
levando em conta a realidade e a composição e organização de sua instituição de ensino.

O curso de formação continuada, Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa e
Literatura, visa desenvolver as seguintes competências ao docente:
• Intervir consciente e criticamente no processo de ensino e aprendizagem de língua
portuguesa e literatura, fundamentado na teoria para atuar na prática da sua sala de
aula;
• Aprimorar e ampliar seus conhecimentos a fim de seja capaz de posicionar-se frente
a diversas linhas, tendências e concepções da área;
• Aplicar em seu fazer docente procedimentos que considerem a prática da leitura e
da escrita como função social e relacione a essas atividades a análise e reflexão
sobre o sistema linguístico e sobre os usos da língua;
• Saber fazer bom uso de materiais didáticos e recursos tecnológicos em suas aulas;
• Compreender o seu papel na formação de leitores e no reconhecimento da literatura
como um bem cultural e artístico;
• Projetar, desenvolver e aplicar uma prática pedagógica pautada na Metodologia de
Projetos.

A formação continuada deve atender às necessidades do professor no seu cotidiano,
porém ela não pode ser entendida como um conjunto de modelos metodológicos e/ou lista
de conteúdos que, se seguidos, serão a solução para os problemas. O processo de
formação continuada que aqui se pretende busca aproximar os pressupostos teóricos e a
prática pedagógica, conscientizando o professor que a teoria o ajuda a dar sentido e
compreender melhor a sua prática e, consequentemente, que a prática proporciona melhor
entendimento da teoria ou, ainda, revela a necessidade de nela fundamentar-se.
Desse modo, as aulas acontecerão em modelos de oficinas, com o objetivo de
discutir e refletir sobre pressupostos teóricos ao mesmo tempo em que se favorece a troca
de conhecimentos e experiências por meio das interações propostas nas atividades
práticas.
Os materiais (textos, vídeos, links) serão disponibilizados antecipadamente para
leitura a fim de facilitar a discussão durante as aulas. Haverá a realização de diferentes
atividades de estudos, como dinâmicas de grupos, jogos, leituras e produção de textos,
depoimentos de experiências, a partir de diversificadas tecnologias. E, por fim, o aluno terá
a oportunidade de desenvolver uma proposta de ensino utilizando a metodologia de
projetos.

Nome do responsável pelo projeto: Daniella de Cássia Yano
 Contato: daniella.yano@ifsc.edu.br – (48) 3301-9100

A avaliação do processo de ensino-aprendizagem ocorrerá de forma gradual e
contínua. Serão avaliadas as atividades realizadas e o comprometimento do aluno durante
as aulas, considerando seu crescimento e desenvolvimento. Serão considerados aptos os
estudantes que tenham frequência igual ou superior a 75% no curso e de no mínimo 60%
de aproveitamento das atividades propostas. Para fins de registro será usado o conceito de
Apto (A) para os estudantes que atingirem os critérios estabelecidos e acima citados, e Não
Apto (NA) para os estudantes que não atingirem.

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