Projeto Político Pedagógico

Espera-se que, ao final do curso, o professor da Rede Básica e/ou estudantes de licenciaturas seja(m) capaz(es) de: •Compreender o processo de apropriação da leitura como objeto simbólico, considerando as diferentes formas de práticas de leitura, a partir das realidades contextuais em que os sujeitos se inscrevem. •Desenvolver a habilidade de leitura – verbal e não-verbal – de forma crítica, analítica, compreendendo não só as informações explícitas, como também as implícitas. •Reconhecer as diferenças de gêneros textuais e os usos sociais desses gêneros, orientando os alunos na leitura e escrita de textos a eles vinculados. •Realizar oficinas de leitura e contação de histórias, oportunizando aos estudantes o acesso aos livros de forma prazerosa.

Escolas públicas de educação básica.

Espera-se que, ao final do curso, o professor da Rede Básica e/ou estudantes de licenciaturas seja(m) capaz(es) de: •Compreender o processo de apropriação da leitura como objeto simbólico, considerando as diferentes formas de práticas de leitura, a partir das realidades contextuais em que os sujeitos se inscrevem. •Desenvolver a habilidade de leitura – verbal e não-verbal – de forma crítica, analítica, compreendendo não só as informações explícitas, como também as implícitas. •Reconhecer as diferenças de gêneros textuais e os usos sociais desses gêneros, orientando os alunos na leitura e escrita de textos a eles vinculados. •Realizar oficinas de leitura e contação de histórias, oportunizando aos estudantes o acesso aos livros de forma prazerosa.

O curso será ministrado por meio de aulas que contemplem, de forma articulada, os conhecimentos prévios dos alunos, em uma relação de complementaridade, em que o processo de apropriação do conhecimento por parte dos professores permita o aprimoramento teórico-prático. Dessa forma, serão aulas expositivas e dialogadas, com o intuito de mobilizar a participação dos alunos com experiências, depoimentos, opiniões baseadas nos conteúdos e conceitos tratados no curso

Profa. Msc. Luana de Gusmão Silveira - E-mail: luana.gusmao@ifsc.edu.br

A avaliação dos professores-alunos será realizada como parte integrante do processo educativo, acontecerá ao longo do curso de modo a permitir reflexão-açãoreflexão da aprendizagem e a apropriação do conhecimento, resgatando suas dimensões diagnóstica, formativa, processual e somativa. Durante o processo educativo, o discente será avaliado pela nota dos trabalhos em grupo e individuais, além de aspectos relacionados à assiduidade, pontualidade e envolvimento nos trabalhos e discussões. A certificação será atribuída mediante aproveitamento de no mínimo 60% das atividades propostas e de frequência mínima de 75% nas aulas e atividades do curso.

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