Projeto Político Pedagógico

O egresso do curso é o profissional capaz de produzir alimentos seguros considerando os critérios de Boas Práticas de Manipulação e com responsabilidade ambiental. Atribuições mínimas: − Higienizar equipamentos básicos de cozinha. − Higienizar utensílios básicos da produção de alimentos. − Selecionar e higienizar matérias primas básicas utilizadas na produção de alimentos (cereais, leguminosas, verduras, ervas aromáticas, especiarias, condimentos, legumes, frutas, farináceos, carnes, aves, peixes, frutos- do- mar, bebidas e ovos). − Realizar a higiene pessoal. − Higienizar o ambiente de trabalho de produção de alimentos. − Conservar e armazenar adequadamente os produtos: congelados, refrigerados, secos (perecíveis e pouco-perecíveis), material de limpeza, utensílios e etiquetagem.

O egresso do curso é o profissional capaz de produzir alimentos seguros considerando os critérios de Boas Práticas de Manipulação e com responsabilidade ambiental. Atribuições mínimas: − Higienizar equipamentos básicos de cozinha. − Higienizar utensílios básicos da produção de alimentos. − Selecionar e higienizar matérias primas básicas utilizadas na produção de alimentos (cereais, leguminosas, verduras, ervas aromáticas, especiarias, condimentos, legumes, frutas, farináceos, carnes, aves, peixes, frutos- do- mar, bebidas e ovos). − Realizar a higiene pessoal. − Higienizar o ambiente de trabalho de produção de alimentos. − Conservar e armazenar adequadamente os produtos: congelados, refrigerados, secos (perecíveis e pouco-perecíveis), material de limpeza, utensílios e etiquetagem.

O egresso do curso é o profissional capaz de produzir alimentos seguros considerando os critérios de Boas Práticas de Manipulação e com responsabilidade ambiental. Atribuições mínimas: − Higienizar equipamentos básicos de cozinha. − Higienizar utensílios básicos da produção de alimentos. − Selecionar e higienizar matérias primas básicas utilizadas na produção de alimentos (cereais, leguminosas, verduras, ervas aromáticas, especiarias, condimentos, legumes, frutas, farináceos, carnes, aves, peixes, frutos- do- mar, bebidas e ovos). − Realizar a higiene pessoal. − Higienizar o ambiente de trabalho de produção de alimentos. − Conservar e armazenar adequadamente os produtos: congelados, refrigerados, secos (perecíveis e pouco-perecíveis), material de limpeza, utensílios e etiquetagem.

A prática pedagógica do Curso Formação Inicial e Continuada Treinamento de Manipulador de Alimentos orienta-se pelo Projeto Pedagógico Institucional (PPI) do IFSC e pela Organização Didática (OD) do Campus Florianópolis-Continente. A elaboração do currículo por competências implica em ações pedagógicas que possibilitem ao aluno a construção de seu conhecimento. Nessa construção de novos saberes, a escola constitui-se em um espaço onde professores e alunos são sujeitos de uma relação crítica e criadora. Assim, a intervenção pedagógica favorece a aprendizagem a partir da diversidade, das expectativas dos alunos e suas experiências pessoais e profissionais. As estratégias de ensino adotadas incluem atividades em sala de aula com aulas teóricas (12h) expositivo-dialogadas, palestras, estudos dirigidos, apresentações. Além disso, tem como previsão a realização de aula prática (4h).

Pedro Rates

Segundo a Organização Didática a avaliação é caracterizada como diagnóstica, processual, formativa, continuada e diversificada. Dessa forma são considerados critérios como: assiduidade, realização das tarefas, participação nas aulas, avaliação escrita individual, trabalhos, colaboração e cooperação com colegas e professores. Por ser considerado sistemática a avaliação ocorre durante todos os momentos do processo ensino e aprendizagem, valorizando o crescimento do aluno qualitativa e quantitativamente, com atividades de recuperação paralela de conteúdos e avaliações. A recuperação de estudos deve compreender a realização de novas atividades pedagógicas no decorrer do período letivo, que possam promover a aprendizagem, tendo em vista o desenvolvimento das competências. A avaliação consiste em um conjunto de ações que permitam recolher dados, visando à análise da constituição das competências por parte do aluno, previstas no plano de curso. Suas funções primordiais são: obter evidências sobre o desenvolvimento do conjunto de conhecimentos, hábilidades e atitudes necessárias à constituição de competências, visando a tomada de decisões sobre o encaminhamento dos processos de ensino e aprendizagem; analisar a consonância do trabalho pedagógico com as finalidades educativas previstas no Projeto Pedagógico do Curso; estabelecer previamente, por unidade curricular, critérios que permitam visualizar os avanços e as dificuldades dos alunos na constituição das competências. Os critérios servirão de referência para o aluno avaliar sua trajetória e para que o professor tenha indicativos que sustentem tomadas de decisões. Os registros das avaliações são feitos de acordo com a nomenclatura que segue: E - Excelente; P - Proficiente; S - Suficiente; I - Insuficiente. O registro, para fins de documentos acadêmicos, será efetivado ao final do módulo/fase, apontando a situação do aluno no que se refere à constituição de competências e utilizando-se a seguinte nomenclatura: A - (Apto): quando o aluno tiver obtido as competências; NA - (Não Apto): quando o aluno não tiver obtido as competências. Será aprovado no curso o aluno que tiver adquirido as competências e obtiver freqüência igual ou superior a setenta e cinco por cento do total de horas letivas previstas no curso, sendo a aula prática pré-requisito para certificação.

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