Projeto Político Pedagógico

Conforme PPC
O curso se destina a profissionais graduados nas diversas áreas do conhecimento e que, preferencialmente, estejam atuando em instituições de ensino, com interesse em desenvolver competências gerenciais na área de gestão escolar.


Objetivo geral:

 Aprofundar os fundamentos teórico-práticos e qualificar os profissionais da
educação da rede pública e privada no que concerne às questões de gestão de
instituições educacionais, almejando, assim, a elevação da qualidade da educação.

Em consequência, espera-se que ao final do curso o egresso seja capaz de:
 Compreender o meio educacional no qual as escolas estão inseridas, tendo em
vista a ética e os princípios democráticos;
 Compreender a unidade escolar como parte do complexo educacional ligado à
rede e sistemas de ensino;
 Compreender as inter-relações entre o Projeto Político Pedagógico e a gestão
escolar;
 Compreender a educação escolar como direito social básico e como instrumento
de emancipação humana no contexto de uma sociedade com justiça social;  Analisar o desenvolvimento da Gestão Escolar brasileira em seu momento histórico,
face ao contexto de globalização excludente;
 Compreender a função social da escola brasileira e as suas perspectivas para uma
formação fundamentada na competência, na ética, na cidadania e na autonomia;
 Apropriar-se de elementos que possibilitem um olhar crítico sobre a formação e a
construção da identidade do professor visando uma prática pedagógica autônoma
e emancipatória;
 Atuar de forma consciente com vistas ao fortalecimento dos processos de
descentralização na educação e na escola, da autonomia da escola e do
financiamento público da educação;
 Atuar na gestão da educação e da escola visando a efetivação do direito à
educação básica com qualidade, por meio de práticas caracterizadas por
transparência, trabalho coletivo, participação da comunidade escolar nas decisões
pautadas na ética, crítica e criatividade;
 Atuar nos processos de elaboração e implementação do Projeto Político-
Pedagógico da escola, num trabalho que assegure a participação efetiva de toda
comunidade escolar e a ação coletiva e colegiada;
 Implementar mecanismos e estratégias que favoreçam a realização da gestão
democrática, em especial dos órgãos colegiados, dentre eles o Conselho Escolar,
em função do Projeto Político-Pedagógico;
 Aplicar os fundamentos de liderança, gestão curricular, gestão administrativa e
gestão financeira na unidade escolar;
 Aplicar ferramentas tecnológicas no campo da organização dos processos de
trabalho nos sistemas e unidades de ensino, entendendo tais recursos como
importantes para realização da gestão democrática da educação;
 Administrar a avaliação institucional visando à melhoria do desempenho escolar;
 Analisar o impacto dos recursos tangíveis e intangíveis existentes na escola nos
processos de ensino-aprendizagem;
 Analisar a legislação educacional na Constituição, na Lei de Diretrizes e Bases, no
Plano Nacional de Educação, nas Diretrizes Curriculares, na Base Nacional
Comum Curricular e nas Resoluções dos Conselhos de Educação.
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