Projeto Político Pedagógico

Em virtude do avanço tecnológico e necessidade do mercado por profissionais cada vez mais qualificados, surge a necessidade pelo aperfeiçoamento e entendimento dos equipamentos que entram nos campos fabris das empresas da região oeste do estado de Santa Catarina. Máquinas com dispositivos baseados na movimentação e operação por dispositivos fluídicos (óleos e ar comprimido) vem aumentado de maneira exponencial no segmento industrial, desta forma necessitando, em paralelo a isso, o suporte necessário por equipes especializadas de manutenção das empresas. O conhecimento de componentes hidráulicos e pneumáticos é considerado o muito importante para os manutentores industriais, que possivelmente não encontram conteúdos de cursos técnicos, que contemplem sua necessidade. Baseado nessas informações, a proposta de implementação do curso de formação continuada em hidráulica e pneumática básica, visa a capacitação de pessoas da área de manutenção industrial. A inclusão social é evidente, mediante a oferta gratuita do curso aos vários segmentos da sociedade.

Conhecer os componentes hidráulicos e pneumáticos, seus princípios físicos e aplicações industriais, além de manutenção de componentes que são utilizados nos mais diversos segmentos da indústria.  

Áreas de atuação do egresso:  Metal mecânica;  Setor alimentício;  Conformação de materiais;  Reciclagem de matérias por mecanismos fluídicos.

Competências gerais: O aluno após a conclusão do curso, terá como aptidão o entendimento de circuitos
hidráulicos e pneumáticos, partindo do entendimento das simbologias dos componentes e suas funcionalidades. A solução de problemas de funcionamento de máquinas hidráulicas e pneumáticas também é um ícone que destaca as competências do profissional que concluir o curso.

Aula expositiva e dialogada e práticas em laboratório. 

Aulas teóricas dialógicas expositivas com contextualizações práticas, com exemplos de aplicações em situações das indústrias, buscando a maior oportunidade de interação dos alunos, trabalhando com vídeos, recurso audiovisuais, recursos digitais e ferramentas didáticas de animações em flash. Aulas práticas com atividades que depende de trabalho individual e de equipe, priorizando o trabalho com interação entre alunos como em um parque fabril. A relação entre unidades curriculares está bem definida com as demandas de instrução dependente das unidades curriculares de metrologia, matemática e desenho técnico que deverão ser trabalhadas cronologicamente antes.

Fernando Michelon Marques (fernando.marques@ifsc.edu.br) 48-99849747

Avaliação da aprendizagem: Os instrumentos de avaliação serão: reflexão, iniciativa, criatividade, laborabilidade e cidadania. As avaliações podem constar de: – observação diária dos alunos pelos professores, em suas diversas atividades; – trabalhos de pesquisa individual ou coletiva; – testes e provas escritos, com ou sem consulta; – resoluções de exercícios; – planejamento ou execução de experimentos ou projetos; – relatórios referentes aos trabalhos, experimentos ou visitas técnicas; – atividades práticas referentes àquela formação; – demais instrumentos que a prática pedagógica indicar.

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