Projeto Político Pedagógico

A nova dinâmica organizacional impulsionada pela globalização faz com que as organizações mudem e se adaptem ao mercado constantemente. A estratégia dos empreendimentos devem estar alinhadas com as novas tendências dos consumidores, e a importância do empreendedorismo e administração nos produtos e processos entram em cena na gestão das organizações. Data a relevância da Ementa do respectivo Plano Pedagógico, o curso visa qualificar os participantes para empreender e utilizar ferramentas da Administração na gestão dos seus empreendimentos, e assim justifica-se essa oferta por alguns dados elaborados pelo SEBRAE/SC. De acordo com o critério de classificação do porte empresarial, o município de Xanxerê tem nas Microempresas a maior parte da sua atuação comercial, industrial e de negócios em geral. A segunda maior oferta de emprego se concentra nas Microempresas

O aluno egresso do curso estará mais preparado para abrir e gerir seu empreendimento de forma inovadora e eficiente, seja ele em qual área atuar. 

Ao concluir a sua qualificação profissional, os alunos deverão demonstrar um perfil com as seguintes competências: • Capacidade de compreender os principais fundamentos da Administração; • Empreender nos processos do empreendimento; • Capacidade de implantação das ferramentas da Administração; • Aplicar técnicas de Aprendizagem Organizacional; • Trabalhar a inovação e criatividade de produtos; • Capacidade de visão sistêmica; • Construir os principais elementos de um Plano de Negócios. 

No que concerne às aulas, as mesmas serão expositivas e dialogadas, com diversas atividades e
dinâmicas de Administração e Empreendedorismo. O acompanhamento das atividades será realizado de forma constante pela observação e diálogos com os estudantes. No final, será feito, ainda, um questionário para avaliar o curso e para se obter sugestões para a próxima edição. As atividades de ensino-aprendizagem desenvolvidas em sala de aula buscarão mobilizar conhecimentos prévios dos alunos. Igualmente importante será motivá-los para aquisição de novos conhecimentos no que tange no desenvolvimento de práticas empreendedoras e administrativas, para abertura de empreendimentos e aumento da eficiência nos processos organizacionais.

Julio Cezar Carneiro

(49) 9927-3481

Julio.carneiro@ifsc.edu.br

A avaliação será contínua e cumulativa, acompanhando o desenvolvimento do aluno na constituição das competências e habilidades requeridas, numa constante prática de ação, reflexão e ação de todos os elementos envolvidos no processo Ensino-aprendizagem. Tal avaliação das competências será feito pelo docente responsável pelo curso, que dar-se-á conforme explicitado no item avaliação, acima. No registro das avaliações, o professor atribuirá uma nota para o desempenho de cada aluno (a), de acordo com Regulamento Didático Pedagógico. A avaliação final será realizada pelo professor responsável pelo curso, devendo o resultado ser expresso, individualmente, da seguinte forma: • O aluno será aprovado no curso se: – sua frequência for igual ou superior a 75% nas aulas; – obtiver nota de aprovação nas atividades didáticas. • O aluno será reprovado no curso se: – sua frequência for inferior a 75% nas aulas; – obtiver nota não satisfatória nas atividades didáticas, mesmo com frequência igual ou superior a 75%. A recuperação de estudos deverá compreender a realização de novas atividades didáticas no decorrer do curso que possam promover a aprendizagem paralela e contínua, tendo em vista o desenvolvimento das competências, conforme Regulamento Didático Pedagógico.

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