Projeto Político Pedagógico

O profissional deverá ser capaz de elaborar variados produtos de confeitaria, manejar os principais utensílios e equipamentos da confeitaria, conhecer e aplicar as normas de boas práticas de fabricação e trabalhar em equipe com iniciativa, criatividade e sociabilidade.

O profissional poderá atuar em padarias, confeitarias, cafeterias, supermercados e afins, bem como comercializar os produtos desenvolvidos em escala caseira com qualidade e dentro dos princípios das boas práticas de fabricação.

Produzir alimentos com higiene e sanidade, atendendo à legislação sanitária vigente.
Operacionalizar os produtos de confeitaria com qualidade e segurança.
Efetuar uma análise de custos e do preço de venda dos produtos de confeitaria obtidos.

Aula expositiva-dialogada;

Prática de higienização adequada: pessoal, utensílios, equipamentos e matériasprimas naturais;

Aulas práticas;

Avaliação dos custos e do preço de venda de alguns dos produtos desenvolvidos em aulas práticas.

Profª Drª Jaciara Zarpellon Mazo

Contato: jaciara.mazo@ifsc.edu.br

A avaliação é um instrumento diagnóstico voltado ao crescimento estando a serviço de uma prática pedagógica para a transformação social localizando necessidades e compreendendo superações, aspectos atitudinais e culturais do educando. Sendo assim, neste curso, as avaliações acontecerão através de: avaliação diagnóstica, processual, formativa, somativa, continuada e diversificada. Serão considerados critérios como: assiduidade, realização das tarefas, participação nas aulas, avaliação individual, trabalhos em equipe, colaboração e cooperação com colegas e professores. Outro fundamento é a continuidade, sendo a avaliação realizada durante todos os momentos do processo de ensino e aprendizagem, valorizando o crescimento do aluno qualitativa e quantitativamente. Haverá recuperação paralela de conteúdos e avaliações. A recuperação de estudos deverá compreender a realização de novas atividades pedagógicas no decorrer do período letivo, que possam promover a aprendizagem, tendo em vista o desenvolvimento das competências. De acordo com a Organização Didática do Campus Avançado Urupema, a avaliação prima pelo caráter diagnóstico e formativo, consistindo em um conjunto de ações que permitem recolher dados, visando à análise da constituição das competências por parte do aluno, previstas no plano de curso. Suas funções primordiais são:
obter evidências sobre o desenvolvimento do conjunto de conhecimentos, habilidades e atitudes necessárias à constituição de competências, visando a tomada de decisões sobre o encaminhamento dos processos de ensino e aprendizagem;
analisar a consonância do trabalho pedagógico com as finalidades educativas previstas no Projeto Pedagógico do Curso;
estabelecer previamente, por unidade curricular, critérios que permitam visualizar os avanços e as dificuldades dos alunos na constituição das competências. Os critérios servirão de referência para o aluno avaliar sua trajetória e para que o professor tenha indicativos que sustentem tomadas de decisões. Os conceitos e registro das avaliações são feitos de acordo com a nomenclatura que segue:
E - Excelente;
P - Proficiente;
S - Suficiente;
I – Insuficiente. O registro, para fins de documentos acadêmicos, será efetivado ao final do curso, apontando a situação do aluno no que se refere à constituição de competências e utilizando-se a seguinte nomenclatura:
A - (Apto): quando o aluno tiver obtido as competências;
NA - (Não Apto): quando o aluno não tiver obtido as competências. Será aprovado no curso o aluno que tiver adquirido as competências e obtiver frequência igual ou superior a setenta e cinco por cento do total de horas letivas previstas no curso. Serão realizadas avaliações coletivas que terão o caráter de avaliação integral do processo didático-pedagógico em desenvolvimento na Unidade Curricular. As avaliações coletivas ocorrerão em Encontros de Avaliação (Conselhos de Classe) envolvendo os professores, coordenadores e os profissionais do Núcleo Pedagógico.

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