Projeto Político Pedagógico

O egresso do curso é o profissional capaz de auxiliar e atuar no processamento de leite e
seus derivados em pequenas agroindústrias ou ambientes domésticos.

Pequenas agroindústrias ou ambientes domésticos.

Operacionalizar o processamento do leite e seus derivados.

Conforme PPC do curso.

Profa Dra Jaciara Zarpellon Mazo
jaciara.mazo@ifsc.edu.br
jaciaramazo@gmail.com

A avaliação é um instrumento diagnóstico voltado ao crescimento estando a serviço de
uma prática pedagógica para a transformação social localizando necessidades e compreendendo
superações, aspectos atitudinais e culturais do educando.
Sendo assim, neste curso, as avaliações acontecerão através de: avaliação diagnóstica,
processual, formativa, somativa, continuada e diversificada. Serão considerados critérios como:
assiduidade, realização das tarefas, participação nas aulas, avaliação individual, trabalhos em
equipe, colaboração e cooperação com colegas e professores.
Outro fundamento é a continuidade, sendo a avaliação realizada durante todos os
momentos do processo de ensino e aprendizagem, valorizando o crescimento do aluno
qualitativa e quantitativamente. Haverá recuperação paralela de conteúdos e avaliações.
A recuperação de estudos deverá compreender a realização de novas atividades
pedagógicas no decorrer do período letivo, que possam promover a aprendizagem, tendo em
vista o desenvolvimento das competências.
De acordo com a Organização Didática do Campus Avançado Urupema, a avaliação prima
pelo caráter diagnóstico e formativo, consistindo em um conjunto de ações que permitem
recolher dados, visando à análise da constituição das competências por parte do aluno, previstas
no plano de curso. Suas funções primordiais são:
obter evidências sobre o desenvolvimento do conjunto de conhecimentos, habilidades e
atitudes necessárias à constituição de competências, visando a tomada de decisões sobre
o encaminhamento dos processos de ensino e aprendizagem e/ou a progressão do aluno
para o semestre seguinte;
analisar a consonância do trabalho pedagógico com as finalidades educativas previstas no
Projeto Pedagógico do Curso.
estabelecer previamente, por unidade curricular, critérios que permitam visualizar os
avanços e as dificuldades dos alunos na constituição das competências. Os critérios
servirão de referência para o aluno avaliar sua trajetória e para que o professor tenha
indicativos que sustentem tomadas de decisões.
Os conceitos e registro das avaliações são feitos de acordo com a nomenclatura que
segue:
E - Excelente;
P - Proficiente;
S - Suficiente;
I – Insuficiente.
O registro, para fins de documentos acadêmicos, será efetivado ao final do módulo,
apontando a situação do aluno no que se refere à constituição de competências e utilizando-se a
seguinte nomenclatura:
A - (Apto): quando o aluno tiver obtido as competências;
NA - (Não Apto): quando o aluno não tiver obtido as competências.
Será aprovado no módulo o aluno que tiver adquirido as competências e obtiver
frequência igual ou superior a setenta e cinco por cento do total de horas letivas previstas no
módulo.
Serão realizadas avaliações coletivas que terão o caráter de avaliação integral do
processo didático-pedagógico em desenvolvimento na Unidade Curricular. As avaliações coletivas
ocorrerão em Encontros de Avaliação (Conselhos de Classe) envolvendo os professores,
coordenadores e os profissionais do Núcleo Pedagógico.

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