Projeto Político Pedagógico

professores e técnicos ligados à educação básica, com diploma de graduação
Objetivo Geral

Propiciar espaços para a construção de conhecimentos e habilidades aos professores da educação básica, com foco na utilização da pesquisa como prática pedagógica.


Objetivos Específicos

a) Promover o reconhecimento da pesquisa como parte da prática pedagógica nos diferentes níveis e modalidades de ensino;
b) Estimular a construção contínua da prática pedagógica a partir da reflexão sobre o trabalho e a experiência docente;
c) Propiciar a articulação de conhecimentos teóricos e práticos na formação do docente como agente transformador do contexto socioeducacional e cultural em que atua;
d) Oportunizar o desenvolvimento de pesquisa-ação no contexto educacional;
e) Compreender e exercitar a escrita científica como relato de práticas docentes e caminho para construção e difusão de conhecimentos pedagógicos.


Contribuições para o egresso

Após a conclusão do curso, espera-se que o profissional educador possa estabelecer em seu trabalho docente uma práxis que compreenda a pesquisa como prática pedagógica, refletindo sobre sua atuação e transformando sua forma de trabalho e a realidade em que atua, tendo como parâmetros os conhecimentos teóricos e metodológicos discutidos no curso. Sendo assim, a atuação deste profissional é ampla, com foco dirigido à educação básica, atendendo especialmente a educação infantil e o Ensino Fundamental e Médio.
Espera-se que o egresso desse curso de especialização atue na educação em diferentes áreas do conhecimento, níveis e modalidades de ensino, de acordo com as
diretrizes legais estabelecidas, promovendo uma profunda articulação entre ensino e pesquisa dentro do processo de ensino e aprendizagem dos conteúdos de ensino apontados pelos Parâmetros Curriculares Nacionais e pela Base Nacional Comum, assim como dos temas transversais.


Público alvo

O público-alvo do curso são professores e técnicos ligados à educação básica, com diploma de graduação reconhecido pelo MEC, que estejam preferencialmente atuando em unidades de ensino e tenham interesse em inserir a pesquisa como prática pedagógica na rotina escolar.


Ingresso no curso

O curso terá oferta a cada dois anos. Em havendo mais inscritos do que vagas disponíveis, a seleção ocorrerá por meio de prova escrita sobre ementa relacionada ao curso elaborada em data, local e demais especificações indicadas em edital específico.
A matrícula, nos dois primeiros módulos, será automática e deverá ser realizada na totalidade de unidades curriculares que compõem o módulo. Ao término do segundo módulo, o aluno deverá realizar pré-matrícula para que sejam definidas as disciplinas a serem ofertadas no terceiro módulo. A seleção das UCs eletivas do módulo III ocorrerá em conjunto com o orientador. Nesse módulo, o aluno deverá procurar a secretaria – diferentemente dos módulos anteriores, em que sua matrícula era feita de forma automática. E, ainda, no Módulo III, aluno deverá realizar a matrícula nas unidades curriculares obrigatórias de Seminário e Pesquisa e Prática Pedagógica II e escolher apenas duas unidades curriculares do eixo eletivo. O Módulo IV corresponde ao período destinado à elaboração do Trabalho de Conclusão do curso e nele serão matriculados todos os alunos que concluírem o Módulo III.


Desligamento do discente

O discente será desligado do curso por iniciativa própria, a qualquer tempo em que o requeira à coordenação de curso, através de requerimento específico protocolado na secretaria, ao qual será anexada a sua comprovação de inexistência de débito com a biblioteca. O coordenador de curso terá até 15 dias para emitir parecer a respeito.
O discente será desligado do curso por iniciativa do IFSC quando:
I - nos primeiros 15 (quinze) dias letivos, o aluno da fase inicial do curso deixar de comparecer às aulas sem justificativa por um período de 5 (cinco) dias letivos consecutivos, ou a qualquer tempo, enquanto for possível chamar outro candidato para ocupar a vaga;
II - por abandono, a qualquer tempo, quando o aluno deixar de comparecer 5 encontros quinzenais consecutivos sem justificativa; ou quando faltar consecutivamente a 12 aulas de uma mesma unidade curricular sem justificativa;
III - por desistência, quando o aluno não fizer sua rematrícula como apontado no item 3.5;
IV - por falta de documentação comprobatória ou descumprimento de outros itens do termo de matrícula condicional, estabelecidos em edital de ingresso;
V - por transgressão disciplinar grave, o que inclui a prática de plágio;
VI - por falecimento do aluno;
VII - por reprovação em qualquer unidade curricular do curso.

Neste último caso (inciso V), o aluno poderá solicitar reingresso, sem necessidade de passar pelo processo seletivo, quando houver nova oferta do curso.
Câmpus Gaspar Baixar Arquivo
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