Projeto Político Pedagógico

O Câmpus Gaspar está localizado na região do Vale do Itajaí, onde concentra-se um Complexo Têxtil (têxtil
e vestuário) com mais de 8 mil empresas e com uma média de 160 mil trabalhadores (FIESC, 2010).
A economia regional conta ainda com a participação da indústria extrativa mineral, indústria de
transformação, serviços industriais de utilidade pública, construção civil, comércio, serviços, agropecuária,
extração vegetal e pesca. O setor de comércio, que contribui com parcela significativa do PIB, tem
enfrentando contexto competitivo particular, resultado do aumento da concorrência e redução das margens,
especialmente a partir do baixo crescimento observado a partir de 2014. Este contexto competitivo leva a
comunidade empresarial à busca de novos mecanismos de gestão, para, entre outros fatores, o
fortalecimento de seu posicionamento estratégico e promoção de sua produtividade.
Dessa forma, a oferta do curso de Formação Continuada de Estratégias de Marketing de Varejo vai ao
encontro dos potenciais econômicos e necessidades regionais, caracterizados pela presença marcante
desses estabelecimentos comerciais, industriais e de agronegócios nos municípios da região de Gaspar.
O curso tem o objetivo de estimular a capacidade de desenvolver, implementar e acompanhar estratégias e
ações de marketing de varejo em empresas de segmentos diversos, mais especialmente no setor varejista.
Numa perspectiva de inclusão cidadã de jovens e adultos e principalmente daqueles excluídos do mundo
acadêmico e do trabalho, o Câmpus requer a oferta do Curso de Formação Continuada de Estratégias de
Marketing de Varejo.
O Curso pretende, ainda, atrair egressos dos cursos técnicos e FICs do Câmpus


O profissional egresso do curso de Estratégias de Marketing de Varejo é um profissional capaz de atuar no
segmento de varejo e comércio de diversos setores da economia. Também pode atuar em áreas de
relacionamento com o cliente em empresas industriais e de serviços.


- Apresentar as principais estratégias de canais no marketing de varejo;

- Discutir o impacto de novas tecnologias e mudanças sociais nas estratégias de varejo;
- Promover atividades de planejamento, execução e avaliação de ações no varejo, a partir da análise do
contexto competitivo;
- Propor alternativas de ações, seguindo o ambiente competitivo.

 

 

-Aulas expositivas dialogadas
- Apresentações orais
- Dinâmicas de grupo

Alexandre Hideo Sassaki

DEPE (47) 3318-3709 – glaucia.tenfen@ifsc.edu.b
(47) 3318-3717 – alexandre.sassaki@ifsc.edu.br

Trabalho em grupo e/ou individual: Apresentação oral. Capacidade de estabelecer relações (teoria e
prática). Criatividade. Domínio do tema, coerência.
Atitudes: Assiduidade, pontualidade e participação nas aulas. Capacidade de trabalho em equipe.
Comunicação interpessoal. Disciplina, respeito, organização e proatividade. Responsabilidade no
cumprimento das tarefas solicitadas.

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