Projeto Político Pedagógico

O egresso é o profissional capaz de utilizar o computador para buscar, armazenar e
processar dados e informações, de forma a auxiliá-lo em suas atividades profissionais diárias.

O egresso poderá atuar em estabelecimentos comerciais, escritórios, propriedades rurais e
outros estabelecimentos que utilizam computadores para planejar, desenvolver e controlar suas
atividades.

O egresso é o profissional capaz de utilizar o computador para buscar, armazenar e processar dados e informações, de forma a auxiliá-lo em suas atividades profissionais diárias.

A prática pedagógica do Curso de Formação Inicial e Continuada Informática I – Introdução
à Informática orienta-se pelo Regulamento Didático Pedagógico do IFSC. A elaboração do
currículo por competências implica em ações pedagógicas que possibilitem ao aluno a construção
de seu conhecimento. Nessa construção de novos saberes, a escola constitui-se em um espaço
onde professores e alunos são sujeitos de uma relação crítica e criadora. Assim, a intervenção
pedagógica favorece a aprendizagem a partir da diversidade, não a partir das características e
dificuldades do aluno.
As estratégias de ensino adotadas incluem atividades no laboratório de informática com
aulas expositivo-dialogadas, estudos dirigidos, trabalhos em grupo, seminários, levantamento de
problemas e busca de soluções no contexto da área de trabalho.

Wilson Castello Branco Neto

E-mail: wilson.castello@ifsc.edu.br
Telefone: (49) 3236-3113

A avaliação é um instrumento diagnóstico voltado ao crescimento estando a serviço de
uma prática pedagógica para a transformação social localizando necessidades e compreendendo
superações, aspectos atitudinais e culturais do educando.
Sendo assim, neste curso, as avaliações acontecerão através de: avaliação diagnóstica,
processual, formativa, somativa, continuada e diversificada.
Outro fundamento é a continuidade, sendo a avaliação realizada durante todos os
momentos do processo de ensino e aprendizagem, valorizando o crescimento do aluno qualitativa
e quantitativamente. Haverá recuperação paralela de conteúdos e avaliações. A recuperação de
estudos deverá compreender a realização de novas atividades pedagógicas no decorrer do
período letivo, que possam promover a aprendizagem, tendo em vista o desenvolvimento das
competências.

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