Projeto Político Pedagógico

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São boas as perspectivas de futuro para o profissional eletricista. Na região, a maioria das instalações
elétricas residenciais são precárias, colocando em risco a moradia e a vida das pessoas. Essa precariedade
tem contribuído para o desperdício de energia elétrica.

Planejar, instalar, fazer manutenção e reparos em instalações elétricas residenciais não energizada. Instalar
equipamentos elétricos e/ou eletrônicos com responsabilidade socioambiental, organização e segurança
baseado em normas técnicas.

A prática pedagógica do Curso Formação Inicial e Continuada Habilidades Básicas em Eletricista, orienta-se
pelo Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) e o Projeto Pedagógico Institucional (PPI) do IF-SC e
pela Organização Didática (OD) da Instituição, assim como pelo Caderno Pedagógico da EJA da Prefeitura
Municipal de Turvo.

O câmpus Araranguá do IF-SC desenvolverá uma política de formação permanente para os seus educadores,
visando a qualificação, a integração e o envolvimento desses com o Projeto Pedagógico da Instituição. Para
isso, serão viabilizadas reuniões semanais com todos os educadores da escola (Formação de Formadores),
além das reuniões mensais entre os docentes das duas instituições envolvidas. Também serão realizadas
reuniões entre as coordenações pedagógicas.

A elaboração do currículo por competências implica em ações pedagógicas que possibilitem ao aluno a
construção de seu conhecimento. Nessa construção de novos saberes, a escola constitui-se em um espaço
onde professores e alunos são sujeitos de uma relação crítica e criadora. Assim, a intervenção pedagógica
favorece a aprendizagem a partir da diversidade, não a partir das características e dificuldades do aluno.

O curso se desenvolverá por meio de uma parceria entre o IFSC câmpus Araranguá e a Prefeitura Municipal
de Turvo. Nesta parceria caberá a prefeitura em questão ceder o espaço para a realização das aulas e os
professores da formação geral e, ao IFSC caberá oportunizar a parte técnica, por meio da cedência dos
professores , bem como os laboratórios para a realização das aulas. Além disso, será também de
responsabilidade do IFSC a gestão do curso.

Caberá ao IFSC também, a realização de formação inicial e continuada dos professores da rede municipal de
Turvo para a atuação no curso PROEJA, por meio de encontros mensais entre docentes do IFSC que já
atuaram no PROEJA e os professores em questão. Além disso, será dado todo o apoio pedagógico necessário
aos professores e aos alunos.

O fazer pedagógico se dá através de atividades em sala de aula com aulas expositivo dialogadas, estudos
dirigidos, apresentações, seminários e desenvolvimento de projetos. Visitas técnicas/culturais pedagógicas,
práticas laboratoriais, levantamento de problemas e busca de soluções no entorno da Instituição são
atividades extraclasse que complementam e dinamizam o processo. Dessa forma, a comunidade externa
torna-se o espaço privilegiado em que a escola deve mergulhar para articular os saberes.

A Unidade Curricular Projeto Integrador é voltada para a metodologia de trabalho por projetos,
articuladora das unidades curriculares, que converge para a escolha de um tema. Através dessa visão holística
do conhecimento, a aprendizagem, contextualizada e interdisciplinar, torna-se significativa. Ao relacionar o
conhecimento prévio ao novo, constrói-se coletivamente, a partir da experiência do sujeito.

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