Projeto Político Pedagógico

O estudante egresso do curso Formação Continuada em Segurança do Trabalho na Construção Civil na
modalidade presencial deve demonstrar avanços na aquisição de seus conhecimentos básicos, estando
preparado para dar continuidade aos seus estudos.
Do ponto de vista da qualificação profissional, deve estar qualificado para atuar nas atividades da área da
construção civil. Desempenhar com autonomia as suas atribuições com possibilidades de (re) inserção no
mundo trabalho aplicando conhecimentos relacionados a segurança do trabalho.
Dessa forma, ao concluir a sua qualificação profissional, o egresso do curso em Segurança do Trabalho na
Construção Civil deverá demonstrar um perfil que lhe possibilite:
➢ Ter capacidade de comunicação sabendo trabalhar em equipe, ter iniciativa, criatividade
responsabilidade.
➢ Demostrar raciocínio lógico espacial;
➢ Ser capaz de tomar iniciativa em situações de risco;
➢ Identificar materiais e equipamentos necessários à execução de serviços;
➢ Conhecer as legislações e especificações normativas relativas a segurança nos serviços da
construção civil;
➢ Aplicar princípios de segurança do trabalho no planejamento, execução e fiscalização de
serviços.

Executar serviços da construção civil, apoiar a coordenação de equipes; aplicar novas tecnologias,
especificar materiais, detalhar serviços executivos da construção civil.
➢ Autônomo;
➢ Construtoras;
➢ Canteiros de obras;
➢ Empresas de manutenção.

Atuar nas atividades da área da construção civil. Desempenhar com autonomia as suas atribuições com possibilidades de (re)inserção no mundo do trabalho aplicando conhecimentos relacionados à segurança do trabalho. Deverá demonstrar um perfil que lhe possibilite: Ter capacidade de comunicação sabendo trabalhar em equipe, ter iniciativa, criatividade responsabilidade; Demostrar raciocínio lógico espacial; Ser capaz de tomar iniciativa em situações de risco; Identificar materiais e equipamentos necessários à execução de serviços; Conhecer as legislações e especificações normativas relativas a segurança nos serviços da construção civil; Aplicar princípios de segurança do trabalho no planejamento, execução e fiscalização de serviços.

Tendo-se como foco principal a aprendizagem dos discentes, serão adotados tantos quantos instrumentos e
técnicas forem necessários.
Abaixo possíveis princípios pedagógicos a ser adotado no decorrer do curso:
• Envolver os alunos na avaliação de seu processo educativo visando uma tomada de consciência sobre o
que sabem e o que precisam e/ou desejam aprender;
• Propor, negociar, planejar e desenvolver projetos envolvendo os alunos e a equipe docente, visando não
apenas simular o ambiente profissional, mas também desenvolver habilidades para trabalho em equipe,
onde os resultados dependem do comprometimento e dedicação de todos e os erros são transformados em
oportunidades ricas de aprendizagem;
• Contextualizar os conhecimentos, valorizando as experiências dos alunos e seus conhecimentos prévios,
sem perder de vista a (re)construção dos saberes;
• Problematizar o conhecimento, sem esquecer de considerar os diferentes ritmos de aprendizagens e a
subjetividade do aluno, incentivando-o a pesquisar em diferentes fontes;
• Respeitar a cultura específica dos discentes, referente a seu pertencimento social, étnico racial, de gênero,
etário, religioso e de origem (urbano ou rural);
• Adotar diferentes estratégias didáticas metodológicas (seminários, debates, atividades em grupo, atividades
individuais, projetos de trabalho, grupos de estudos, estudos dirigidos, atividades práticas e outras)
como atividades avaliativas;
• Adotar atitude interdisciplinar e transdisciplinar nas práticas educativas, isto é, assumir que qualquer
aprendizado, assim como qualquer atividade, envolve a mobilização de competências e habilidades referidas
a mais de uma disciplina, exigindo, assim, trabalho integrado dos professores, uma vez que cada um é
responsável pela formação integral do aluno;
• Utilizar recursos tecnológicos adequados ao público envolvido para subsidiar as atividades pedagógicas;
• Adotar técnicas flexíveis de planejamento, prevendo mudanças e rearranjos futuros, em função da melhoria
no processo de aprendizagem.
Os docentes deverão privilegiar metodologias de ensino que reconheçam o professor como mediador do
processo de ensino, estando atentos ao comportamento; concentração; atenção; participação e expressões
faciais dos alunos, uma vez que estes são excelentes parâmetros do processo educacional.

11 Nome do responsável pelo projeto:
Etianne Alves Souza de Oliveira
12 Contatos:
etianne.alves@ifsc.edu.br

Conforme - REGULAMENTO DIDÁTICO-PEDAGÓGICO – RDP – 11/2014
Art. 11. § 1º Cada aluno deverá avaliar cada componente curricular, bem como aspectos gerais de seu
curso naquela etapa, ao final do período letivo, cujo resultado deverá orientar o planejamento do período
seguinte
Art. 41. O resultado da avaliação final será registrado por valores inteiros de 0 (zero) a 10 (dez).
§ 1º O resultado mínimo para aprovação em um componente curricular é 6 (seis).
§ 2º Ao aluno que comparecer a menos de 75% (setenta e cinco por cento) da carga horária estabelecida
no PPC para o componente curricular será atribuído o resultado 0 (zero).
§ 3º O registro de cada componente curricular será realizado pelo professor no diário de classe na forma de
valores inteiros de 1 (um) a 10 (dez).

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