Projeto Político Pedagógico

O egresso do Curso de Formação de Revisores de Texto estará apto a realizar atividades de revisão de textos diversos e, eventualmente, poderá assumir as funções de editor e copidesque, observando a adequação dos textos ao gênero do discurso que baliza a produção do texto e as especificidades da esfera de produção e circulação.

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Os egressos deverão apresentar as seguintes competências técnicas:

1. Conhecer as particularidades dos gêneros do discurso que predominam nas esferas do trabalho, do jornalismo, da literatura e na esfera acadêmica, mobilizando estes conhecimentos em situações de revisão de textos.

2. Postar-se criticamente perante os textos que escrevem/revisam no que tange à sinalização da coerência e da coesão e no que diz respeito à adequação à situação de interação mediada por cada texto especificamente.

3. Fazer uso da norma padrão de maneira crítica, em benefício da clareza e correção dos textos escritos, sempre tendo em mente a adequação do registro adequado a cada gênero em particular.

4. Adotar uma postura autônoma e responsável nas atividades que envolvam produção/revisão de texto, tendo em mente que a produção/revisão de textos escritos envolvem a construção de uma face pública da empresa e do sujeito que se constitui autor do texto.

5. Observar as fronteiras que delimitam a atuação do revisor, do editor, do copidesque e do autor; realizando suas atividades com atenção a essa questão.

As aulas serão ministradas de maneira dialogada, com base em apostila desenvolvida para este fim e para este público específico. Para facilitar a apresentação do conteúdo, este será organizado em apresentações em Power Point, atendendo às necessidades e demandas de cada aula em particular. O conteúdo será abordado levando em conta a participação e as necessidades dos alunos, o que implica flexibilidade, uso de estratégias diversas e atenção individual. As atividades envolverão a articulação de atividades teóricas e práticas, sendo as segundas privilegiadas em detrimento das primeiras. Tais atividades envolverão: (1) momentos de discussão sobre as especificidades dos gêneros trabalhados; (2) revisão (orientada e autônoma)1 de textos diversos; (3) exercícios específicos focando questões de norma padrão. As atividades a distância serão realizadas com o apoio do Ambiente Virtual de Aprendizagem disponibilizado pela FURB, onde serão postadas as atividades, apostilas e materiais complementares, e onde o aluno poderá realizar atividades variadas, principalmente aquelas que implicam a revisão de textos e a correção das atividades de revisão pelo professor.

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