Projeto Político Pedagógico

Realiza procedimentos de transportes, armazenamento e distribuição das cadeias de suprimentos.
Agenda programa de manutenção de máquinas e equipamentos. Supervisiona processos de compras,
recebimento, movimentação, expedição e distribuição de materiais e produtos. Presta serviços de
atendimento aos clientes.


Instituições públicas, privadas e do terceiro setor.

O Curso Técnico Subsequente em Logística deve possibilitar a formação profissional que revele as
seguintes competências:
1) Aplica os princípios de administração e organização de empresas, em especial na área de logística, com
uma visão empreendedora, ética e responsável socialmente, comprometido com o desenvolvimento da sua
região.
2) Aplica os princípios fundamentais da matemática básica.
3) Produz relatórios, elabora textos técnicos da área de logística da empresa, e comunica-se internamente e
externamente de forma organizada e ética.
4) Utiliza processadores de planilhas de cálculos, softwares de apresentação, ferramentas da internet e
programas de uso específico da área.
5) Demonstra noções jurídicas que abarcam o setor de logística.
6) Executa rotinas relacionadas a gestão de suprimentos, armazenagem e movimentação.
7) Executa rotinas de logística de distribuição física e transportes.
8) Executa rotinas de logística reversa.
9) Calcula custos que envolvem a área de logística.
10) Conhece e aplica métodos e ferramentas da qualidade


A elaboração do currículo por competências implica em ações pedagógicas que possibilitem ao
aluno de forma solidária a construção do conhecimento. Nesse processo, a construção de novos saberes se
dá em espaços em que alunos e professores são sujeitos de uma relação crítica e criadora. Assim, a
intervenção pedagógica se dá mediante atividades que privilegiam a relação aluno-professor e aluno-aluno.
Na perspectiva de identificar a prática pedagógica dentro de princípios norteadores de uma ação
educativa pautada na responsabilidade de formar cidadãos críticos e conscientes do seu papel na
sociedade, partimos do entendimento segundo GRINSPUN (1999), “(...) que a fundamentação básica da
educação tecnológica, resume-se no saber-fazer, saber-pensar e criar, que não se esgota na transmissão
de conhecimentos, mas inicia-se na busca da construção de conhecimentos que possibilite transformar e
superar o conhecido e ensinado (...)”.
Sob essa ótica e na perspectiva do fazer pedagógico da educação profissional, pautada na
concepção curricular da construção de competências, centrada na aprendizagem, destacam-se as linhas
norteadoras deste Projeto de Curso no que diz respeito à metodologia:
- A intervenção pedagógica será estruturada com base na educação de jovens e adultos, na construção do
conhecimento e na pedagogia de projetos, tendo como pressupostos: o aprender a aprender, a
contextualização, a pesquisa, a problematização, a aprendizagem significativa, a interdisciplinaridade, e a
autonomia;
- O papel do professor consistirá em mediar, facilitar o ensino e a aprendizagem, a partir de ações
planejadas, com objetivo de propiciar o exercício contínuo e contextualizado dos processos de mobilização,
articulação, reelaboração e aplicação do conhecimento;
- Os recursos didáticos serão constituídos a partir das unidades curriculares e dos eixos temáticos, na
perspectiva de criar situações de aprendizagem, nas quais o aluno participe ativamente na construção das
suas competências e habilidades;
- A avaliação será processual e diagnóstica, acompanhando o desempenho do aluno na constituição das
competências e habilidades requeridas para o exercício profissional, numa constante prática de ação –
reflexão – ação de todos os elementos envolvidos no processo ensino-aprendizagem.
- Os conteúdos das unidades curriculares serão desenvolvidos de forma integrada, de modo que haja uma
contextualização do conhecimento adquirido e a prática.

P

Danielle Regina Ullrich
E-mail: danielle.ullrich@ifsc.edu.br
Telefone: (49) 3561-5700



- A avaliação será processual e diagnóstica, acompanhando o desempenho do aluno na constituição das
competências e habilidades requeridas para o exercício profissional, numa constante prática de ação –
reflexão – ação de todos os elementos envolvidos no processo ensino-aprendizagem.

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