IFSC › SIGAA - Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas Florianópolis, 11 de Maio de 2024
Introdução aos microcontroladores (13/10/2021 - 13/10/2021)

 

 

Arquitetura do Arduino. Escrita nas portas digitais (20/10/2021 - 20/10/2021)
Leitura das portas digitais (27/10/2021 - 27/10/2021)

Obs: a gravação da aula no Conferência Web ficou corrompida e não pode ser recuperada.  Favor consultar material textual na WIKI

Comunicação Serial (03/11/2021 - 03/11/2021)
      
Inicia em 03/11/2021 às 0h 0 e finaliza em 03/11/2021 às 23h 59
   Participação na aula presencial de MIC2 - 03/11   
Leitura e escrita nas portas analógicas (10/11/2021 - 10/11/2021)
PWM e acionamento de motores (17/11/2021 - 17/11/2021)
Acionamento de motores com ponte H (24/11/2021 - 24/11/2021)
Projeto 1 - Letreiro com matriz de leds (01/12/2021 - 15/12/2021)
      
Inicia em 08/12/2021 às 0h 0 e finaliza em 09/02/2022 às 23h 59
      
Inicia em 08/12/2021 às 0h 0 e finaliza em 09/02/2022 às 23h 59
Projeto 2 - Alimentador de PETs (22/12/2021 - 02/02/2022)
      
Inicia em 16/02/2022 às 0h 0 e finaliza em 23/02/2022 às 23h 59
      
Inicia em 16/02/2022 às 0h 0 e finaliza em 23/02/2022 às 23h 59
Reposição aulas de quarta-feira - Aula Extra de Reposição (09/02/2022 - 16/02/2022)
Projeto 3 - Automação/Segurança residencial (23/02/2022 - 02/03/2022)
      
Inicia em 02/03/2022 às 0h 0 e finaliza em 16/03/2022 às 23h 59
      
Inicia em 02/03/2022 às 0h 0 e finaliza em 16/03/2022 às 23h 59
Projeto 4 - Automação de carrinhos ou outros (09/03/2022 - 16/03/2022)
AULA DE PROJETO 4[editar] TEMA PROPOSTO: Carrinho Arduino[editar] O aluno deverá projetar, construir e apresentar (código, hardware e protótipo) um carrinho autônomo ou controlado remotamente pelo Arduino. O carrinho deverá se locomover para frente e para trás e deverá ter algum funcionalidade adicional (dispor de luzes de sinalização, sensores, seguir linhas no chão, equilibrar-se, etc). ESPECIFICAÇÕES DE PROJETO[editar] TEMPO DE PROJETO:[editar] 14 dias, a partir da aula presente. COMPONENTES:[editar] O aluno pode adquirir seus próprios componentes e materiais, ou solicitar uma lista de componentes ao Almoxarifado do Curso, com Wagner ou Bernardo, com antecedência mínima de 48 h, com relação ao dia da apresentação! Componentes solicitados após o prazo terão que ser adquiridos pelo próprio aluno. Todo componente perdido ou avariado deverá ser, obrigatoriamente, substituído pelo aluno, sob pena de ser reprovado na disciplina, por comportamento inapropriado. ESPECIFICAÇÕES DO PROTÓTIPO:[editar] Com exceção dos sensores, todo restante do hardware deverá ser desenvolvido pelo próprio aluno. O firmware poderá conter partes de códigos de outrem, mas deverá, obrigatoriamente, conter pelo menos 50% de código de autoria do próprio aluno. Não é imprescindível que o protótipo funcione, mas a coerência no desenvolvimento, e habilidade em aproveitar o que foi aprendido nas aulas anteriores serão avaliadas. APRESENTAÇÃO:[editar] Cada aluno disporá de ate 40 min para montar e apresentar seu protótipo, durante a Aula de Apresentação. Este deverá explicar as dificuldades que encontrou, e as soluções que aplicou para lidar com estas dificuldades. Os demais alunos devem utilizar esta oportunidade para aprender com o trabalho do colega, e a frequência e comportamento perante a apresentação dos outros também será avaliada. Por fim, o aluno deverá sugerir utilizações práticas para seu protótipo e aprimoramentos neste, de forma que sua funcionalidade e aplicabilidades sejam incrementadas. AVALIAÇÃO[editar] O aluno será avaliado da seguinte maneira: Qualidade do protótipo - PESO 4 - será avaliado, principalmente, o empenho do aluno em propor soluções criativas, complexas e interessantes. O funcionamento do protótipo é desejável, mas não imprescindível. A professora vai tentar quantificar o número de horas despendidas no projeto, por meio da complexidade do hardware e firmware apresentados. Organização - PESO 3 - organização e disciplina são imprescindíveis para um profissional da área de TI. Será avaliada a capacidade do aluno em gerenciar seu tempo e seu projeto, especificando prazos e metas para o atingimento de seus objetivos. Apresentação - PESO 3 - seja como empregado de uma empresa de TI, seja como aluno de um programa de pós-graduação, seja como empresário, um profissional de Engenharia deve saber apresentar seu produto/projeto. Assim, a professora vai avaliar o entusiasmo e empenho do aluno em defender seu projeto, nos aspectos técnico e pessoal. PROJETOS SEMELHANTES DISPONÍVEIS NA WEB[editar]

SIGAA | DTIC - Diretoria de Tecnologia da Informação e Comunicação - (48) 3877-9000 | © IFSC | appdocker4-srv1.appdocker4-inst1v3.8.1.859 11/05/2024 03:21