Apresentação do curso.
Exemplos do uso pneumática e hidráulica.
Dúvidas:
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Horário de atendimento: quintas-feiras: 16h30 - 18h30
O objetivo dessa aula é ter uma noção de como são construídos e organizados os circuitos pneumáticos; conhecer os atuadores da classe linear e rotativo e dimensionar os atuadores quanto a aplicação da carga de uso e para suportar a flambagem.
- Conceito, simobologia e normas, seleção em termos de funcionalidade e tamanho.
Link pro programa FluidSim utilizado no vídeo:
https://drive.google.com/file/d/1n5s_hoRUgFLYtJmG_CEwpNEaZfw8fxjg/view?usp=sharing
- Técnica do método cascata como complemento do método intuitivo aplicado em sequência indireta.
- Válvula E e válvula OU: computador e bancada.
Aula de reposição para cumprimento da carga horária do curso.
Tarefa avaliativa. Essa tarefa consiste na criação de circuitos com sequência direta, utilizando 4 atuadores. Realizar o circuito utilizando o método intuitivo. A correção será avaliada e a nota alcançada na realização desta tarefa será utilizada para compor a nota final. Após a primeira correção, caso o discente não alcance a nota média, será indicado os erros e o discente terá uma nova chance para entregar a tarefa, corrigindo os erros, para uma nova avaliação com nota máxima 8.
Válvulas lógicas E e OU.
https://www.mtibrasil.com.br/artigos/elemento-logico-pneumatico-E-e-OU.php
https://www.youtube.com/watch?v=UtVNVgbJ88s
Construção de circuitos com atuadores em sequência (direta ou indireta) através do método passo-a-passo: computador.
Avaliação do assunto sobre desenvolvimento de circuitopneumático com atuadores operando em sequência indireta e dimensionamento do diâmetro do atuador linear e da válvula direcional que comanda o atuador.
-Introdução à ligações elétricas, controle elétricos, exercícios práticos de ligações elétricas: bancada.
Circuitos pneumáticos utilizando válvula direcional com solenóide: computador e bancada.
Uso de rele auxiliar.
- Método para construção de circuitos com atuadores operando em sequência direta e método para construção de circuitos com atuadores operando em sequência indireta, com auxílio do rele auxiliar: computador e bancada.
Construção de circuitos eletropenumáticos, com atuadores operando em sequência INDIRETA, utilizando lógica de reles auxiliares.
Circuitos utilizando reles temporizados e contadores. Aplicação em bancada e computador (Fludisim e Cadesimu).
Estudar os diversos tipos de controladores lógicos programáveis (CLP) e como realizar a ligação entre o circuito mecânico e o CLP. Aprender a programar o CLP em liguagem ladder para diversos tipos de fabricantes. Realizar exemplo e exercício no computador utilizando o software cadesimu.
CLP: programação para circuitos eletropneumáticos controlados por CLP para sequência indireta, temporização e contagem.
Introdução aos circuitos hidráulico: fluido hidráulico.
Exemplo catálogo: https://2022461.fs1.hubspotusercontent-na1.net/hubfs/2022461/A10VSO_Cat%C3%A1logo.pdf
Conceitos gerais sobre de bombas e motores hidráulicos, acumuladores e válvula para controle de pressão.
Introdução à hidráulica proporcional.
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