Banca de DEFESA: LUCIANE DA COSTA CAMPOLIN

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: LUCIANE DA COSTA CAMPOLIN
DATA: 31/10/2019
LOCAL: Cerfead

A AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA: UMA PROPOSTA DE FORMAÇÃO DOCENTE A PARTIR DA PERCEPÇÃO DOS SUJEITOS DOS CURSOS TÉCNICOS SUBSEQUENTES DO IFSC – CAMPUS CAÇADOR

Educação Profissional e Tercnológica. Avaliação da Aprendizagem. Formação Docente. Institutos Federais.

GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação

O presente trabalho objetivou discutir sobre a Avaliação da Aprendizagem na Educação Profissional e Tecnológica, analisando as práticas avaliativas no Curso Técnico Subsequente em Administração do IFSC e a partir delas desenvolver um produto educacional que contribua com o processo formativo junto aos docentes, considerando a concepção de Educação Profissional e Tecnológica e a avaliação como uma prática formativa. Consideramos o estudo dessa temática de extrema necessidade, dada a importância da avaliação como elemento norteador no processo de ensino e aprendizagem e as especificidades da Educação Profissional e Tecnológica. Para realizar o estudo, optamos como percurso metodológico pela pesquisa qualitativa contemplando a modalidade estudo de caso. Participaram desse estudo 20(vinte) estudantes e 04 (quatro) docentes. Os dados para a pesquisa foram obtidos por meio
de questionário e entrevista semiestruturada, além da análise do Projeto Político Pedagógico do curso e dos planos de ensino. Utilizamos a análise de conteúdo como método para organização e interpretação dos dados, a qual nos permitiu constatar a existência de duas concepções distintas. Uma, onde a avaliação é entendida como forma de “medida” para classificação e seleção dos estudantes em aptos e não aptos. Em contraposição a essa concepção, emerge do discurso de alguns docentes e discentes, a avaliação concebida como bússola orientadora do processo de ensino e aprendizagem, cuja função é o diagnóstico para a tomada de decisão e intervenção. Constatamos ainda, uma crescente tentativa por parte dos professores em modificar suas concepções e práticas avaliativas, entretanto com dificuldades para a sua concretização. Com foco na mudança desse cenário, evidenciou-se como necessário o desenvolvimento de processos formativos, o que resultou no produto educacional desta investigação, uma proposta formativa para os docentes que atuam no Curso Técnico Subsequente em Administração do IFSC – Campus Caçador, implementada através de três oficinas presenciais. A realização desses encontros serviu como elemento impulsionador de mudança, tendo em vista que proporcionou aos participantes momentos de estudo, de pesquisa, de trabalho coletivo e compartilhado, de reflexão crítica e sistematizada. Intencionou-se com essa pesquisa a reflexão sobre o processo de avaliação na Educação Profissional e Tecnológica e a necessidade de ressignificá-la, vislumbrando a melhoria da qualidade do processo de ensino e aprendizagem, criando condições para se promover a educação enquanto política pública comprometida com a transformação da realidade social.

Presidente - 2987344 - GISLENE MIOTTO CATOLINO RAYMUNDO
Interno - 1445118 - OLIVIER ALLAIN
Externo ao Programa - 1497353 - PATRICIA FRANGELLI BUGALLO LOPES
Notícia cadastrada em: 25/07/2019 08:22