Banca de DEFESA: FABIO RODRIGUES SPIAZZI

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: FABIO RODRIGUES SPIAZZI
DATA: 16/12/2022
LOCAL: Webconferência IFSC

A UTILIZAÇÃO DAS GEOTECNOLOGIAS NO CURSO TÉCNICO EM AGRICULTURA DO INSTITUTO FEDERAL DE SANTA CATARINA, CÂMPUS URUPEMA: A FORMAÇÃO DE ESTUDANTES PARA A PRODUÇÃO DE MAPAS DE PLANEJAMENTO PARA PEQUENA PROPRIEDADE RURAL

Educação Profissional e Tecnológica. Curso Técnico em Agricultura. Geotecnologias. Produto Educacional.

ÁREA: Ensino

O uso das geotecnologias, antes restrita às grandes empresas ou centros de pesquisa, vem se tornando uma realidade para o público em geral e, agora é possível encontrá-las nos mais diversos setores. O caso da agricultura tem destaque especial devido aos inúmeros produtos que podem ser elaborados para auxiliar o homem do campo no planejamento das atividades em sua propriedade rural. Sendo assim, esta pesquisa tem como objetivo contribuir com a formação dos estudantes do curso Técnico em Agricultura do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), Câmpus Urupema, com a finalidade de utilizar geotecnologias na produção de mapas (produtos cartográficos) no planejamento de suas (e de outras) propriedades rurais. Metodologicamente, trata-se de uma pesquisa aplicada, qualitativa e descritivaexplicativa com procedimentos de pesquisa bibliográfica, análise documental e pesquisa de campo com o universo de 7 estudantes do Curso Técnico Concomitante em Agricultura do IFSC, Câmpus Urupema. Foi utilizado, como técnica de pesquisa, o estudo de caso instrumental. A coleta de dados empíricos se deu por meio de questionário aplicado presencialmente no mês de junho de 2022 e, para a análise dos dados, foi utilizada a técnica de análise de conteúdo. No levantamento do perfil dos estudantes foi constatado que a maioria reside na área rural e é do sexo feminino. Todos que residem na área rural afirmaram que há algum planejamento nas suas propriedades, sendo que 2 deles assinalaram que o mapa era apenas das divisas e outros 2 assinalaram que o mapa era do tipo temático. Apesar de a grande maioria responder positivamente sobre a existência de um mapa na propriedade, 6 dos 7 estudantes alegaram desconhecer o termo geotecnologia. A maioria dos estudantes afirmaram ter interesse em complementar sua formação na área de geotecnologia, sendo que 4 demonstraram interesse em se profissionalizar. Quanto ao acesso à Internet, todos marcaram que de alguma forma possuem acesso, ou em suas residências ou na escola. Já quanto ao nível de conhecimento na utilização do computador, a maioria dos estudantes afirmou ter um conhecimento intermediário, sendo que somente 2 deles não possuem computador, mas tem acesso na instituição de ensino. Um produto educacional do tipo oficina foi implementado, e consistiu em três encontros. Nestes encontros foi apresentado aos estudantes o software livre QGIS e algumas de suas funcionalidades, destinadas principalmente à elaboração de mapas de planejamento das atividades na propriedade rural. Um material de apoio à condução da oficina no formato de slides também foi produzido e disponibilizado aos estudantes. A oficina iniciou com 7 estudantes, mas somente 4 finalizaram, sendo que 2 mapas foram produzidos. Ao final da oficina o produto educacional foi validado pelos estudantes através de um questionário avaliativo, onde estes puderam atribuir notas de 0 a 10 a quesitos como a abordagem e a pertinência do conteúdo, bem como o material produzido e a estrutura da oficina entre outros. Ao fim, pôde-se concluir que os estudantes foram capazes de produzir seus próprios mapas utilizando um software livre durante a oficina; e esta foi avaliada positivamente, bem como os problemas de pesquisa levantados foram respondidos.

Externo ao Programa - 1195978 - JANICE REGINA GMACH BORTOLI
Externo à Instituição - JOSIMAR DE APARECIDO VIEIRA - IFRS
Presidente - 1759300 - ROBERTA PASQUALLI
Notícia cadastrada em: 16/12/2022 07:40