Political-Pedagogic Project

O egresso será o cidadão capaz de operacionalizar e avaliar o processo produtivo de artigos do vestuário e supervisionar, acompanhar, coordenar e desenvolver equipes de trabalho referentes a esse processo com segurança e responsabilidade sócio-ambiental.

 
 
 
 

Indústrias de confecção do vestuário. Empresa de desenvolvimento de produtos. Leiaute. Costura industrial.
Técnicas de montagem, máquinas e equipamentos. Planejamento de risco e corte controle da produção.
Materiais têxteis e alternativas.

 
 
 
 

1. Supervisionar o processo de confecção do produto conforme padrões de qualidade;
2. Acompanhar equipes de trabalho que atuam na produção;
3. Definir a sequência de montagem do produto, considerando as diversas formas de execução e as
características da matéria-prima especificadas;
4. Operar máquinas de costura industrial e equipamentos utilizados de confecção do vestuário;
5. Avaliar a viabilidade de produção do produto do vestuário.

 
 
 
 

Este projeto pedagógico de curso deve ser o norteador do currículo no Curso Técnico em Vestuário,
na modalidade Subsequente, na forma presencial. Caracteriza-se, portanto, como expressão coletiva, devendo ser avaliado periódica e sistematicamente pela comunidade escolar, apoiados por uma comissão avaliadora com competência para a referida prática pedagógica. Qualquer alteração deve ser feita sempre que se verificar, mediante avaliações sistemáticas anuais, defasagem entre perfil de conclusão do curso, objetivos e organização curricular frente às exigências decorrentes das transformações científicas, tecnológicas, sociais e culturais. Entretanto, as possíveis alterações poderão ser efetivadas mediantesolicitação aos conselhos competentes.
O planejamento das Áreas terá formato de Componentes Curriculares que articularão os saberes
científicos na resolução de problemas e na produção de novos conhecimentos.
Dessa forma, os Componentes Curriculares serão divididos em Básicos: Costureiro, Modelista,
Auxiliar administrativo, Controlador e Programador de Produção e Talhador de Tecido e TCC;
Complementares: Desenhista de Moda, Assistente de Planejamento e Controle de Produção, Mecânico de Máquina de Costura, Assistente de Controle de Qualidade e Estampador de Tecidos.
O estudante deverá cursar todos os Componentes Básicos, totalizando 900horas e escolher os
Complementares que desejar para completar a carga horária mínima de 1200horas. Serão oportunizados todos os Componentes Curriculares Complementares, para que, ao cursar os demais Componentes Curriculares além da carga horária mínima, o estudante/trabalhador possa receber certificação adicional.
Por tratar-se de um curso no formato de Componentes Curriculares o projeto contempla a
possibilidade de escolha dos estudantes quanto aos Componentes que deseja cursar e em quais dias da semana tem a disponibilidade para frequentar os estudos, estando ciente de que o tempo de conclusão de curso estará condicionado às suas escolhas.
O Curso Técnico em Vestuário Subsequente (VESTUÁRIO-CERTIFIC) contemplará o regime de
alternância no Trabalho de Conclusão de Curso como prática curricular estabelecendo as diretrizes para consolidação das atividades relacionadas ao período em que o trabalhador esteja fora da escola, assim como os registros e as avaliações.
Na perspectiva de uma instituição que busca a educação qualificada, são vislumbradas novas
estratégias que promovam discussões, projetos e trabalhos planejados para a aprendizagem significativa do trabalhador. Assim sendo, propõe-se um trabalho pedagógico diversificado, contendo inclusive, momentos com mais de um professor em sala de aula.
O trabalho coletivo entre os grupos de professores da mesma área de conhecimento e entre os
professores de base científica e da base tecnológica específica é imprescindível à construção de práticas didático-pedagógicas integradas, resultando na construção e apreensão dos conhecimentos pelos estudantes numa perspectiva do pensamento relacional. Para tanto, os professores deverão desenvolver aulas de campo, atividades laboratoriais e práticas coletivas junto aos estudantes. Para essas atividades, os professores têm, à disposição, horários para Curso Técnico em Vestuário, na modalidade Subsequente, na forma presencial.

 
 
 
 


Coordenação do Curso:
Professora: Elisangela Manarim Guimarães
E-mail: vestuario.jar@ifsc.edu.br

 
 
 
 

A avaliação se dará durante todos os momentos do processo ensino e aprendizagem, valorizando o
desenvolvimento do estudante qualitativa e quantitativamente. Em cada unidade curricular o professor
responsável aplicará avaliações pertinentes aos conteúdos teóricos e práticos vistos ao longo do curso. As
avaliações serão organizadas baseadas nos seguintes princípios: a avaliação será diagnóstica, processual,
formativa e diversificada.
Para além dos conhecimentos e habilidades definidos em cada Unidade Curricular serão
considerados como critérios de avaliação as atitudes gerais: trabalhar em equipe; respeitar a comunidade
acadêmica; cumprir as tarefas solicitadas, respeitando os prazos; contribuir para as aulas com interesse e
empenho; zelar pelo patrimônio escolar e demonstrar iniciativa nas aulas.
O processo avaliativo tem como base de sustentação a Lei 9394/96 e do Regimento didático
pedagógico ( RDP) do IFSC.
A avaliação ocorrerá durante o processo e deverá acompanhar o desenvolvimento do estudante na
obtenção das competências requeridas para exercer a sua profissão. Para tanto deverão ser avaliados os conhecimentos, habilidades e atitudes dos estudantes no desempenho de suas atividades. A cada conhecimento, habilidade ou atitude avaliada será atribuída uma nota.
A recuperação será processual e ocorrerá enquanto o estudante trabalhador estiver cursando o
Componente do Conhecimento.

 
 
 
 
File download
SIGAA | DTIC - Diretoria de Tecnologia da Informação e Comunicação - (48) 3877-9000 | © IFSC | appdocker2-srv2.appdocker2-inst226/04/2024 02:58