Political-Pedagogic Project

O aluno egresso do Curso Técnico em Informática é profissional com competências e
habilidades para desenvolver softwares, prover soluções em redes de computadores, construir e
administrar sites, auxiliar na administração de banco de dados, bem como dar suporte nos
serviços de tecnologia da informação (TI) e manutenção de hardware. O profissional Técnico em
Informática é um facilitador dentro das organizações com capacidade de utilizar a TI em todas as
suas formas de aplicação, auxiliando na resolução de problemas relacionados à tomada de
decisão de forma criativa, ética e empreendedora.

Ao final do curso, há uma ampla variedade de áreas que o egresso do Curso Técnico em
Informática poderá atuar. Algumas são listadas abaixo:
a) Desenvolvimento de Aplicações para Desktop;
b) Desenvolvimento Web;
c) Desenvolvimento de Aplicações Móveis;
d) Manutenção e Configuração de Computadores.

Essas áreas de atuação podem estar inseridas em indústrias do setor produtivo de maneira geral,
empresas prestadoras de serviços, unidades produtoras de matéria-prima, instituições públicas,
universidades e centros de pesquisa. Além disso, o egresso pode empreender na sua área de
formação.

Durante sua formação, o Técnico em Informática deverá desenvolver competências para:
1. Compreender os conceitos básicos e históricos relacionados à informática,
organização e funcionamento do computador, bem como da Internet e suas
principais ferramentas;
2. Utilizar softwares para automação de escritório (processador de textos, planilha
eletrônica e software de apresentação);
3. Configurar o software básico de equipamentos computacionais para uso como
estações cliente ou servidor;
4. Especificar, instalar e configurar computadores e periféricos;
5. Compreender as técnicas, os comandos, as estruturas de controle e
armazenamento para o desenvolvimento de algoritmos/programas;
6. Conhecer os conceitos relativos às redes de computadores e infraestrutura de
redes locais e de longa distância;
7. Analisar as relações entre os aspectos técnicos, sociais, econômicos, legais, éticos
e profissionais da informática;
8. Aplicar os princípios de administração e organização de empresas, com uma visão
sistêmica e empreendedora;
9. Conhecer as soluções e boas práticas de gestão em TI nas organizações, bem
como o seu papel estratégico;
10. Conhecer os principais conceitos (confidencialidade, integridade e disponibilidade
da informação) e normas de segurança da informação;
11. Compreender e analisar um sistema computacional, identificando as necessidades
dos usuários em relação à segurança da informação;
12. Compreender as estruturas básicas e as terminologias fundamentais de
programação orientada a objetos, bem como a sua aplicabilidade na construção de
sistemas de informação;
13. Reconhecer, analisar e compreender conceitos básicos relativos à codificação de
linguagem cliente/servidor, de acordo com os padrões web;
14. Projetar um banco de dados utilizando o mapeamento objeto-relacional e
implementá-lo utilizando um SGBD padrão aberto;
15. Conhecer e aplicar os princípios, métodos e técnicas de modelagem em projetos
de sistemas;
16. Planejar, organizar, construir e administrar sites dinâmicos para a Internet,
integrados com banco de dados;
17. Sistematizar e aplicar as competências adquiridas nas diversas unidades
curriculares na elaboração de um projeto de conclusão de curso na área de
informática;
18. Conhecer os principais conceitos, componentes e o processo de construção de
aplicações para dispositivos móveis;
19. Analisar, interpretar e redigir textos, bem como utilizar a expressão verbal e
corporal para comunicar-se;
20. Compreender textos redigidos em inglês na área técnica de Informática.

O curso será desenvolvido a distância, com encontros presenciais semanais para estudo em
grupo com tutor, avaliações presenciais, práticas em laboratório e participação em
webconferências e encontros presenciais com os docentes.
As atividades presenciais se distribuirão nas seguintes categorias e seguirão o cronograma geral
do curso:
• Webconferência: atividade síncrona com o docente da Unidade Curricular, com duração
de cerca de 30 minutos. Objetiva motivar aos estudos da UC e propor problemas de
pesquisa e intervenção da área de atuação do Técnico em Informática.
• Encontro presencial: atividade com deslocamento dos docentes, coordenador de curso,
coordenadores adjuntos de polo e/ou equipe pedagógica até polo. No encontro presencial,
são realizadas atividades integradoras e avaliativas de orientação e apresentação de
práticas realizadas pelos estudantes.
• Estudos com tutor: encontro em que os tutores propõem estratégias de estudo em grupo
e atividades de integração, articulando conteúdos apresentados nos livros didáticos com o
exercício da profissão do Técnico em Informática.
• Práticas em laboratório: atividades realizadas em grupo no laboratório de informática,
envolvendo pesquisa e resolução de problemas ou instrumentalização para o estudo
autônomo e a prática profissional.
Os livros didáticos utilizados no curso serão apresentados em Ambientes Virtuais de Ensino-
Aprendizagem no sistema Moodle administrado pelo Instituto Federal de Santa Catarina. A
Coordenadoria de Materiais Didáticos do Centro de Referência em Formação e Educação a
Distância é encarregada de preparar a estrutura básica dos ambientes virtuais, possibilitando a
docentes e equipe de tutoria a distância o desenvolvimento de recursos e atividades, de acordo
com planos de ensino e roteiros de estudo propostos pelos docentes. O conteúdo dos livros
didáticos será selecionado e organizado em tópicos, de acordo com o projeto de cada
componente curricular.

Jaison Schinaider

E-mail: jaison.schinaider@ifsc.edu.br
Fone: (49) 35615714

A avaliação do processo de construção do conhecimento no curso técnico a distância do IFSC
pretende ser um meio que possibilite a identificação do desenvolvimento de competências
(atitudes, conhecimentos e habilidades). O parâmetro para a avaliação terá como fundamento o
perfil profissional delineado para o egresso. Os instrumentos de avaliação são utilizados de
acordo com a natureza da unidade curricular e, de maneira geral, podem englobar: trabalhos
individuais e/ou em equipe, pesquisas, provas, testes dirigidos, presenciais e a distância, projetos,
chats, fóruns de discussão e relatórios.
A avaliação da aprendizagem será feita nas formas on-line e/ou presencial, conforme prevê a
legislação e levará em conta: a participação nas atividades presenciais; a participação nas
atividades on-line; a execução e entrega das tarefas propostas dentro do prazo estipulado e; as
provas escritas de caráter individual e presencial. Os critérios para aprovação nas unidades
curriculares seguirão os dispostos no Regimento Didático Pedagógico do IFSC.
Para formalizar o desenvolvimento de habilidade e competências adquiridas, estudantes serão
submetidos a alguns instrumentos de avaliação:
ATIVIDADES OBRIGATÓRIAS (AO):
Representa parte da nota final na UC e poderá ser realizada de forma individual ou em equipe, a
critério do professor. O número de Atividades Obrigatórias é definido em cada UC de acordo com
o planejamento prévio.
A avaliação das Atividades Obrigatórias culminará em uma nota final dessas atividades, resultante
da composição das notas de cada uma delas.
Caso o aluno não atinja nota maior ou igual a 6,0 na média das Atividades Obrigatórias, terá que
realizar a Atividade Obrigatória de Recuperação (AOR).
O aluno que não realizar nenhuma das Atividades Obrigatórias propostas pelo professor, não terá
o direito de fazer a AOR. Vale ressaltar que todas as atividades terão prazos de abertura e
encerramento com impedimento para envio ou resolução fora do prazo. Alterações destes prazos
só serão concedidas após a análise do professor e/ou da coordenação do curso.
PROVAS PRESENCIAIS (PP):
A Prova Presencial é obrigatória.
A nota mínima de aprovação na Prova Presencial é 6,0 (seis).
A prova presencial é elaborada pelo professor da UC e validada pela coordenação do curso.

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