O Aluno do Curso de Introdução à Linguagem C, ao concluir seus estudos, terá
conhecimentos sobre a linguagem de programação e ambientes de desenvolvimento,
podendo atuar no desenvolvimento, depuração e manutenção destes softwares.
O Aluno do Curso de Introdução à Linguagem C, ao concluir seus estudos, terá
conhecimentos sobre a linguagem de programação e ambientes de desenvolvimento,
podendo atuar no desenvolvimento, depuração e manutenção destes softwares.
- Expressar em forma de algoritmos e fluxogramas procedimentos lógico sequenciais que possam ser processados por um computador;
- Codificar em linguagem C pequenos algoritmos para processamento de entrada e saída de dados em sistemas digitais;
- Desenvolver programas simples de interfaceamento de dados em linguagem C.
A metodologia a ser empregada para a construção das competências será
orientada pelo conteúdo do curso, agregando às bases tecnológicas estabelecidas.
As estratégias pedagógicas desenvolvidas serão realizadas em ambiente de
laboratório e de sala de aula, em diferentes situações de aprendizagem, buscando a
mobilização de conhecimentos e o desenvolvimento de habilidades motoras, cognitivas e
afetivas, envolvendo estudos de caso, problematização, entre outros, visando assim a
inovação, a criatividade, a busca da qualidade para facilitar a aprendizagem, apropriando
as metodologias apresentadas numa perspectiva contextualizada e inter temática. Estas
estratégias irão respeitar o conhecimento dos alunos de modo a permitir uma dinâmica de
produção e construção de conhecimentos, favorecendo a invenção e a inovação.
Também será estimulada a constante busca de informações pelos alunos, sendo
que os meios de acesso a essas informações deverão ser viabilizadas pela Instituição.
Edilson Hipolito da Silva
edilson.hipolito@ifsc.edu.br / (47) 3276-9600
Os aspectos analisados na avaliação durante o desenvolvimento do Curso serão os
seguintes:
Competências Comportamentais: autonomia, responsabilidade e
relacionamento.
Competências Técnicas - Ao longo do desenvolvimento do curso, o professor irá
realizar registros de avaliações, e irá avaliar pelo menos 2 competências
técnicas: compreender a lógica dos programas e dominar a sintaxe da
linguagem C.
Os registros das avaliações são feitos de acordo com a nomenclatura que segue:
E - Excelente;
P - Proficiente;
S - Satisfatório;
I – Insuficiente.
O registro, para fins de documentos acadêmicos, será efetivado ao final do curso,
apontando a situação do aluno no que se refere à constituição de competências. Para
tanto, utilizar-se-á nomenclatura:
A - (Apto): quando o aluno tiver obtido as competências;
NA - (Não Apto): quando o aluno não tiver obtido as competências.
A recuperação de estudos deverá compreender a realização de novas atividades
pedagógicas no decorrer do período do próprio curso, que possam promover a
aprendizagem, tendo em vista o desenvolvimento das competências. Ao final dos estudos
de recuperação o aluno será submetido à avaliação, cujo resultado será registrado pelo
professor. Para fins de aprovação é considerado APTO, o aluno que atingir, no mínimo,
SATISFATÓRIO em todas as competências, bem como frequência igual ou superior a
75% (setenta e cinco por cento) da Unidade Curricular